O Corcovado e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, o cativaram. “Ele também ficou encantado com o que chama de 'mistura racial', a diversidade étnica”, explica Rosenkranz.
Um território inédito. Em março de 1925, Einstein embarcou para uma região que nunca havia visitado: a América do Sul. Vários fatores podem ter influenciado sua decisão de embarcar no navio: desde pessoais (como se ausentar de Berlim) até científicos (como ampliar o conhecimento sobre a teoria da relatividade).
Além dos compromissos sociais, incluindo uma visita ao presidente da República, Arthur Bernardes, Einstein faria duas conferências sobre a teoria da relatividade no Clube de Engenharia e na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e faria uma comunicação na Academia Brasileira de Ciências.
Os registros feitos durante o eclipse comprovaram a Teoria da Relatividade Geral divulgada por Einstein anos antes e o cientista se tornou conhecido em todo o mundo.
Sua passagem pelo Brasil deu-se em dois momentos, em março e em maio de 1925. No dia 21 de Março, Einstein desembarcou no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e foi recebido por jornalistas, cientistas e membro da comunidade judaica.
Albert Einstein afirmou “Eu acredito no Deus de Spinoza”. Ele não acreditava num Deus pessoal que se preocupasse com o destino e as ações dos seres humanos, uma visão que ele descreveu como ingênua. Ele ratificou, entretanto, que “não sou ateu”, preferindo chamar a si mesmo de agnóstico, ou de “descrente religioso”.
Isso ocorre porque, durante esse período, o país está na transição do inverno para a primavera, quando a insolação aumenta, e a radiação solar se intensifica. Esse processo aquece mais o solo e o ar, resultando em temperaturas mais altas.
Por que está fazendo tanto calor no Brasil? Um dos motivos para o calor extremo no Brasil, além do fenômeno do El Niño e das mudanças climáticas que favorecem o efeito estufa, está relacionado a uma massa de ar quente que chegou pela Argentina.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Einstein passou pelo Rio de Janeiro no dia 21 de março de 1925, a caminho de Buenos Aires e desembarcou por algumas horas. Foi então que o convidaram a passar uma semana ano Rio, por ocasião de sua viagem de regresso à Europa.
Einstein fez uma viagem à América do Sul, em 1925, visitando países como Argentina, Uruguai e também o Brasil. Além de fazer conferências científicas, visitou universidades e instituições de pesquisas.
Dois grandes gênios da ciência, diga-se de passagem, Albert Einstein e Isaac Newton, possivelmente sofriam da síndrome de Asperger (SA), uma forma amena de autismo, segundo notícia divulgada pela Reuters esta semana e publicada no Journal of the Royal Society of Medicine, da Inglaterra.
Qual cientista brasileiro Einstein chamou de macaco?
Castro, legítimo macaco, mas companhia interessante", escreveu Einstein ao se referir ao professor Aloísio de Castro, na época diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em outro trecho, o pai da Teoria da Relatividade afirma: "Aqui sou uma espécie de elefante branco para os outros, eles são macacos para mim".
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Resultado do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que, além de impedir a formação de chuvas, tem elevado substancialmente as temperaturas, configurando uma onda de calor muito atípica para essa época do ano.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
Albert Einstein tinha uma ideia de Deus não vinculada a nenhuma igreja ou fé estabelecida. Não acreditava num Deus que premiasse os bons e castigasse os maus ou que prometesse a imortalidade. Mas ele acreditava num Deus que havia criado o universo.
Conforme escreveu Einstein, "acredito no Deus de Spinoza, um Deus que se manifesta na harmonia de tudo o que existe, e não num Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens". Para Spinoza, as próprias leis da natureza podiam ser identificadas com a mente de Deus.
"A palavra Deus não é para mim mais que a expressão e resultado da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas veneráveis, mas primitivas", dizia Einstein no texto do documento posto hoje à venda, que foi enviado ao filósofo alemão Eric Gutkind.
Durante esse fenômeno, comprovou-se que a gravidade do Sol era capaz de desviar a luz emitida pelas estrelas. Isso corroborou de uma vez por todas a teoria da relatividade geral. Foi no clima desta descoberta, que Einstein veio ao Brasil a convite da comunidade judaica.
As ideias propostas pelo físico Albert Einstein foram confirmadas por um fenômeno astronômico totalmente visível de uma pequena cidade no nordeste do Brasil. Há 100 anos, em 29 de maio de 1919, Sobral, no Ceará, recebeu cientistas para a observação de um eclipse solar total.
Dos três países que visitou, o que Einstein menos gostou e criticou foi justamente a Argentina e, em especial, os argentinos: “impressão geral, índios envernizados, ceticamente cínicos, sem qualquer amor pela cultura, degenerados pela banha bovina”, resumiu o físico, que considerou a capital, Buenos Aires, “uma cidade ...