O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.Quais as principais contribuições da teoria de Emilia Ferreiro para o processo de alfabetização e letramento?
Emília Ferreiro traz concepções de que todos os conhecimentos têm uma gênese (origem) e que a aprendizagem da escrita não está vinculada à fala, e mesmo quando a criança já estabelece a relação entre fala e escrita, esta relação ainda não é do tipo fonema (fala, som) e grafema (escrita, grafia).Qual era o pensamento de Emilia Ferreiro?
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - TEORIA E EXERCÍCIOS
O que Emilia Ferreiro diz sobre a alfabetização?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).Quais são as ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.O que é letramento de acordo com o texto?
É a habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos no cotidiano, isto é, nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente.Quais os autores que falam sobre alfabetização e letramento?
Qual o referencial teórico utilizado para a compreensão da alfabetização e letramento no Ensino Fundamental I? Destacam-se entre os achados, a influência de autores renomados como: Soares (2004a), Freire (2000; 2005) Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2019).O que Ana Teberosky fala sobre alfabetização e letramento?
Teberosky defendia que, dado que as crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita. Dessa maneira, destacam-se o papel do ambiente alfabetizador, da leitura e de atividades de oralidade.Como citar Emilia Ferreiro?
São Paulo: Cortez Editora, 1990. FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa MariaTorres. Porto Alegre: ARTMED, 2001.O que é o conceito de letramento?
Resumo: Letramento é um conceito que, juntamente com o de alfabetização, refere-se ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita.Qual a metodologia proposta por Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?
Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita. São processos complexos mas que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores.Qual é a abordagem de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.Quem fala sobre letramento?
Em 1997, a professora Magda Soares ministrou um Ceale Debate com o tema “O que é Letramento?”, propondo uma discussão sobre a prática do alfabetizar letrando, conceito central em suas obras e sobre o qual se tornou umas das maiores referências no país.O que Freire fala sobre o letramento?
E nas palavras de Freire o letramento reflete uma luta política por melhoria da educação que melhora o índice de alfabetismo. (...) os estudos sobre o letramento reconfiguraram a conotação política de uma conquista – a alfabetização - que não necessariamente se coloca a serviço da libertação humana.Qual é a concepção de letramento?
letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 1998, p. 18).O que é letramento para magda Soares?
Letramento, então, pressupõe o domínio das competências da leitura e da escrita para além da capacidade prática e mecânica do conhecimento básico do ler e escrever. Trata-se, pois, do uso competente da leitura e da escrita. Trata-se, pois, da capacidade de fazer uso dos modos de ler e das práticas de escrever.Quais autores falam de letramento?
Há autores que consideram que letramento são as práticas de leitura e escrita: segundo Kleiman (1995, p. 19): “Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”.O que diz a BNCC sobre letramento?
O letramento por sua vez na BNCC está relacionado ao contato da criança com as variadas práticas de leituras nos diversos contextos sociais e que na escola, primordialmente nas séries iniciais (1º e 2º anos), essas práticas serão consolidadas e ampliadas.O que é letramento segundo Emilia Ferreiro?
1.2 – O processo de alfabetização segundo Emilia FerreiroPara diversos professores que lidam com a alfabetização, o termo letramento é mais imponente e veio substituir a alfabetização, criando, assim, uma espécie de inovação no processo de aprendizagem da leitura e da escrita da criança.