O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz.
As principais fontes de emissões antropogênicas de metano estão agrupadas em três nichos: a extração, a produção e a distribuição de combusbveis fósseis (gás e carvão), como gás natural e petróleo; as a4vidades agrícolas e de pecuária e aterros de resíduos urbanos municipais e estações de tratamento de esgotos.
Quais atividades liberam gás metano CH4 para a atmosfera?
No contexto do aquecimento global e mudanças climáticas, cerca de 60% da emissão de metano provém de ações antrópicas, tais como aterros sanitários, lixões e pecuária. Além disso, pode ser produzido por meio da digestão de animais ruminantes e eliminado por eructação (arroto).
O metano proveniente da fermentação anaeróbica de materiais orgânicos é considerados um biogás. O mesmo é utilizado como fonte de energia alternativa (renovável e limpa) podendo ser usado para gerar energia elétrica e combustíveis para veículos como ônibus e caminhões.
O metano é o principal contribuinte para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente perigoso do ar e gás de efeito estufa, cuja exposição causa 1 milhão de mortes prematuras a cada ano. O metano é também um poderoso gás de efeito estufa.
SABE-SE QUE O AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE GASES COMO CO2, CH4 E(...) POLUIÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS
O que causa o CH4?
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz.
Como o metano pode ser produzido por meio de matéria orgânica, ele pode ser chamado de biogás e pode ser utilizado como fonte de energia. O gás metano também é encontrado como componente principal nas exalações naturais de regiões petrolíferas, existindo dentro de cavidades de jazidas de carvão mineral.
O que está a sentir é o metano e este é mais do que apenas desagradável. É um potente gás de efeito estufa. Molécula por molécula, o metano tem um poder de aquecimento da atmosfera 80 vezes superior ao do dióxido de carbono.
Bactérias nos troncos das árvores da Amazônia são capazes de absorver metano. Bactérias que habitam as cascas das árvores parecem ser capazes de absorver um dos mais importantes gases do efeito estufa, o metano (CH4), conforme indica artigo publicado esta semana (24/7) na revista Nature.
A melhor forma de reduzir a emissão de metano pelo gado é fazer com que um menor número de animais produza a mesma quantidade de carne. Ou seja, a melhor forma é promover a intensificação da pecuária.
Entretanto, o gás metano (CH4) também é produzido de forma natural, e corresponde ao segundo principal gás do efeito estufa (GEE), ficando atrás apenas do dióxido de carbono. Ele permanece cerca de nove a 20 anos na atmosfera, tendo um potencial de aquecimento 80 vezes maior durante esse período.
Quem aumenta mais o aquecimento global, o CH4, metano ou o CO2?
O metano, em particular, é a segunda fonte mais importante de aquecimento , atrás apenas do CO2. Emitido em grandes quantidades por diversos setores da economia, o CH4 se destaca pelo elevado potencial de retenção de calor se comparado ao CO2, sobretudo ao longo dos primeiros anos após sua liberação na atmosfera.
A produção de metano é parte do processo digestivo normal dos bovinos. A dieta ingerida é fermentada no estômago do animal por um processo sem a presença de oxigênio, formando metano, que é então liberado para a atmosfera.
O metanol (CH3OH), é um dos produtos gerados por meio da oxidação do metano e considerado o santo graal da indústria química. A molécula do CH3OH é conhecida por ser versátil, amplamente utilizada como base de produtos químicos ou combustíveis.
Para ser transformado em energia, esse gás é coletado por meio de drenos e conduzido para uma área de tratamento que o condensa e o refrigera. Após o beneficiamento do metano, o mesmo vira biogás e já pode ser enviado aos motores do aterro, que vão gerar energia.
A agropecuária é o setor que mais contribui para as emissões globais de metano: cerca de 40%, originadas principalmente pela fermentação entérica (arroto das vacas), cultivo de arroz e manejo de esterco.
Os Estados Unidos são a maior fonte de emissões de metano provenientes da extração de petróleo – o país bateu recorde mundial no ano passado – e gás, devido à expansão massiva desse segmento em território estadunidense.
Os níveis atmosféricos dos outros dois principais gases de efeito estufa - dióxido de carbono e óxido nitroso - também atingiram recordes em 2021, segundo estudo da OMM. As concentrações de dióxido de carbono em 2021 foram de 415,7 partes por milhão. De metano, 1.908 partes por bilhão.
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (18 de fevereiro de 1745 – 5 de março de 1827) foi um químico, físico e pioneiro da eletricidade e da potência, creditado como o inventor da pilha voltaica e o descobridor do metano.
As emissões de metano, um gás formado por átomos de carbono e hidrogênio, decorre dos processos de decomposição de matérias orgânicas. O metano resulta do processo de fermentação da matéria orgânica armazenada sob a terra. A emissão de metano por parte do lixo é, em geral, proporcional à população.
O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.
Os animais ruminantes produzem metano no processo de digestão de alimentos, especialmente os bovinos, que liberam o gás por meio de arrotos (95%) e também nas excreções.