Tiago escreveu uma epístola para a casa de Israel dispersa, incentivando-os a serem pacientes em suas aflições e a buscarem sabedoria do Pai Celestial. Tiago também os ensinou a resistirem à tentação, a serem cumpridores da palavra, a servirem ao próximo e a permanecerem espiritualmente limpos.
Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar.
A carta de Tiago é um escrito de caráter sapiencial, isto é, mostra a sabedoria do discernimento Cristão diante das situações. Dirigi-se a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, considerando os problemas que essas comunidades enfrentavam pelos fins do século I.
Tiago 1–2 Tiago saúda seus leitores e apresenta os temas principais de sua epístola, como suportar provações, buscar sabedoria e viver de acordo com a fé que professamos. Aqueles que ouvem as palavras de Deus devem também ser praticantes da palavra.
O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.”
Tiago 1 Estudo - INSTRUÇÃO PARA TER SABEDORIA (Bíblia Explicada)
O que Tiago 1 nos ensina?
Tiago escreveu uma epístola para a casa de Israel dispersa, incentivando-os a serem pacientes em suas aflições e a buscarem sabedoria do Pai Celestial. Tiago também os ensinou a resistirem à tentação, a serem cumpridores da palavra, a servirem ao próximo e a permanecerem espiritualmente limpos.
Aqui já podemos considerar de forma mais direta o nosso versículo, Tiago 1.27. De forma objetiva, amizade com Deus tem a ver com confiar na identidade de Deus como um pai generoso, que cuida de toda a criação, portanto, tem um cuidado especial para com os mais vulneráveis e necessitados.
O Apóstolo Tiago nos ensinou a chave para receber sabedoria de Deus. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
São Paulo o chama "irmão" de Jesus, um epíteto que designava os parentes mais próximos da família. De fato, segundo algumas fontes, Tiago teria sido o primo de Cristo, filho de Alfeu, que era irmão de São José. Tiago também tinha um irmão, que também era discípulo de Jesus: Judas Tadeu.
No Concílio de Jerusalém, onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (At 15).
Tiago: Foi um dos primeiros apóstolos a morrer, foi assassinado por Herodes. João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.
Qual assunto cristológico não é abordado na carta de Tiago?
E m 1522, Martinho Lutero afirmou que a epístola de Tiago não continha nada de natureza cristológica. Não percebendo exaltação a Jesus Cristo e Sua ressurreição nessa obra, ele a chamou de “epístola de palha”.
Ser tardio para falar é necessário quando ouvimos algo que nos confronta, que nos fere. Não é fácil, mas temos que praticar, disciplinando nossas bocas e o nosso temperamento.
Qual o significado de Tiago capítulo 1 versículo 19?
Quem crê em algo ou em alguém, deve andar de acordo com o que crê e o que declara. Por isso a necessidade de falar só depois de ouvir o Senhor e as demais pessoas, especialmente quando buscamos combater alguém que nos incomoda.
epístola dirige-se “às doze tribos da diáspora” (1,1). Certamente trata-se de cristãos de origem judaica que viviam fora da Palestina. De fato, a carta supõe destinatários que conheçam bem o Antigo Testamento, pois faz acenos e alusões às Sagradas Escrituras, sem citá-las diretamente.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.
Em seguida passaremos a analisar um trecho da epístola de São Tiago. Segundo ele, a verdadeira religião se configura pelo autocontrole, ou seja, “refrear a língua”, que seria não apenas deixar de falar palavras torpes, palavrões, mas principalmente não falar mal do próximo, não fazer fofocas.
Vamos ver em Tiago 1:26-27, três princípios: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.
O amor a Deus e a fidelidade a Ele devem estar acima de todas as coisas. Precisamos resistir à tentação. Com o poder do Espírito Santo, que habita em nós, alcançamos a capacidade de vencer todas as tentações. Porém, nunca devemos confiar em nossa capacidade pessoal, mas confiar no Senhor.