Resposta verificada por especialistas A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
A “Mita” (adap- tação espanhola do sistema de cuatequil ameríndio) e a “encomenda” (sistema de trabalho introduzido pelos espanhóis, que consistia na captura e exploração do trabalho ameríndio em troca de uma suposta “proteção” e da catequização), foram regimes de trabalho forçado que burlavam a proibição da ...
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê- las. As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.
MITA x ENCOMIENDA - ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS - SOS História {Prof.Pedro Riccioppo}
O que é conceito de encomienda?
Teoricamente, a “encomienda” era um direito concedido pelo rei a espanhóis como recompensa por serviços prestados à coroa. Era, portanto, uma graça, um favor real. Consistia na cobrança e apropriação para si dos tributos devidos pelos indígenas que lhes eram encomendados.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!
A mita era um sistema de trabalho forçado imposto pelos espanhóis aos povos indígenas, que consistia na obrigatoriedade de os indígenas trabalharem por um determinado período de tempo em minas ou em obras públicas.
A primeira edição do MITA Festival foi realizada em São Paulo e Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 22 de maio de 2022. Na primeira edição o festival contou com apresentações de artistas consagrados como Rüfüs du Sol, The Kooks, Gorillaz, Two Door Cinema Club, Jão, Marina Sena, Liniker, Matuê dentre outros.
A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).
a) A mita – Era um sistema de trabalho a favor do império. Foi um turno de trabalho na construção de estradas, fortalezas, pontes, centros urbanos, templos, canais de irrigação e mineração.
Em quais regiões da colônia espanhola predominou o uso do trabalho escravos africano?
Em algumas regiões, devido ao despovoamento ocasionado pela conquista, foi utilizado de forma sistemática o trabalho do escravo africano, como nas plantations caribenhas; em outras áreas coloniais especializadas no garimpo do ouro de aluvião, como no caso de Nova Granada (Colômbia) predominou o trabalho escravo.
A mita foi largamente aplicada nas minas e nas propriedades mais importantes, especialmente no Peru e na região conhecida como Alto Peru. Os nativos trabalhavam sob terríveis condições, expostos a enfermidades do pulmão, em conseqüência da atmosfera poluída e úmida.
A principal diferença entre a mita e a encomienda é que sob a encomienda uma comunidade de indígenas é atribuída a um espanhol e a um espaço de terra, enquanto na mita tal atribuição não é feita.
Resposta verificada por especialistas. A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
Mita era uma forma de trabalho compulsório herdada dos incas pelos espanhóis à época colonial. ... A prática da mita trouxe efeitos devastadores sobre a saúde daqueles que eram escolhidos para o trabalho compulsório e contribuiu significativamente para a desestruturação de inúmeras comunidades indígenas.
O Festival MITA anunciou que fará uma pausa em 2024. A informação foi divulgada por meio das redes sociais do evento, que compartilhou um vídeo compilando diferentes momentos do festival.
Por que a mita pode ser considerada um dos fatores responsáveis pelo extermínio das comunidades indígenas?
Explicação: A mita pode ser considerada um dos fatores pois, era uma das formas exploração, pois era um trabalho compulsório durante uma temporada de serviços prestados com alto grau de insalubridade onde muitos morriam.
Os adelantados, pelo contrário, eram conquistadores, militares em essência, surgidos como avançada do poder real na luta contra os mouros. As vantagens perseguidas, se econômicas, eram mais derivadas do saque inicial e do posterior governo sobre aqueles que, sim, iriam produzir.
Qual era a forma de trabalho mais empregada na mineração mita ou encomienda?
Mita: Esse sistema era predominante nas áreas mineradoras. Os indígenas eram obrigados a trabalhar nas minas de prata e ouro por um determinado período de tempo, geralmente em regime de trabalho forçado. 3.
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.