A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).
A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
MITA Festival é um festival de música idealizado pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e a 30e, pela primeira vez em 2022. É reconhecido como um dos maiores festivais musicais do Brasil. O festival é realizado anualmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A mita foi só um outro tipo de arma usada pelos hispânicos para eliminar os nativos das terras americanas, ao lado da prática dos jesuítas, do uso dos armamentos convencionais e da destruição da cultura local.
O nome de Mita —cujo significado é Espírito de Vida— é o cumprimento das profecias bíblicas que indicavam que Deus revelaria um novo nome para estes dias (Isaías 52,6; 62,2.
A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.
Impacto: a mita teve um impacto significativo na saúde e na vida dos trabalhadores indígenas, muitas vezes levando à exaustão e a condições de trabalho desumanas.
A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.
A “Mita” (adap- tação espanhola do sistema de cuatequil ameríndio) e a “encomenda” (sistema de trabalho introduzido pelos espanhóis, que consistia na captura e exploração do trabalho ameríndio em troca de uma suposta “proteção” e da catequização), foram regimes de trabalho forçado que burlavam a proibição da ...
Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.
Qual é a diferença entre encomienda e Repartimento?
O repartimiento era a distribuição dos índios, enquanto a encomienda definia aos encomenderos as responsabilidades de proteção e de evangelização dos índios. A encomienda era uma instituição medieval ligada ao domínio da terra na Europa. Na América, ela assumiu exclusivamente o domínio sobre a mão-de-obra.
Mita, palavra de origem quéchua (língua falada pelos incas) que significa “turno”, era o trabalho obrigatório prestado pelos homens para o Império Inca. A mita era usada para execução de obras públicas do império: construção de pontes, estradas, aquedutos, templos etc.
No Peru era conhecido como mita, (termo quechua para turno) e no México, como coatequitl (termo nahuatl, para trabalho compulsório). Concomitante a tais mudanças é iniciado o estabelecimento de “pueblos de índios” e de “reduções”, cujo objetivo é a criação da “República de índios”.
As comunidades indígenas eram obrigadas a separar uma parte de seus habitantes para desenvolver esse tipo de trabalho, de acordo com a escolha de seus caciques. A mita foi praticada com grande frequência no Peru, em que os índios designados pelas tribos, prestavam esse tipo de trabalho denominados mitayos.
Qual o sistema de trabalho dos Mitayos estavam submetidos?
Resposta. Estabeleceu-se que, em tese, cada indígena deveria cumprir seu turno de mita a cada 6 ou 7 anos, acompanhados de suas mulheres, filhos e recursos. Em 1575, houve a reestruturação do sistema total do trabalho mitayo (mita gruesa).
a) A mita – Era um sistema de trabalho a favor do império. Foi um turno de trabalho na construção de estradas, fortalezas, pontes, centros urbanos, templos, canais de irrigação e mineração.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!
A encomienda foi estabelecida pela primeira vez na Espanha durante a Reconquista e continuou a ser usada durante a colonização espanhola das Américas e das Filipinas. Francisco Hernández Girón, encomendero espanhol do Vice-Reino do Peru que protestou contra as Novas Leis em 1553.