O que Sócrates e Platão pensavam sobre a ética?
Segundo Platão, Sócrates dizia que a única coisa que sabia é que não sabia. Mostrar humildade é sempre positivo: alimenta menos ira, significa que a pessoa tem interesse por aprender e duvida de si. Agindo assim, pode aprimorar-se. Aquele que pensa conhecer tudo estaciona.Quais são as virtudes da ética em Platão?
Nos diálogos socráticos de Platão, Sócrates examina as principais virtudes: sabedoria, piedade, coragem, temperança e justiça.Qual é o pensamento de Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.Qual o papel do bem na ética de Platão?
Nesse sentido, Platão, em sentido geral, parece comparar a atividade do Demiurgo à função do rei-filósofo. E, nessa perspectiva, o bem ocupa o ponto central da filosofia platônica e faz da ética de Platão não uma ética do dever, mas uma ética apriorística, dogmática, que independe do bem-estar das pessoas.A ética em Platão
O que é ética em Platão?
Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade. Estabelecendo tais conceitos de maneira a não incutir duvidas entre aqueles que interagem.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Qual foi a reflexão de Platão?
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.” “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”Qual é a teoria das ideias de Platão?
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.Quais são os principais conceitos de Platão?
Ideias de Platão - As coisas mudam, mas seus modelos são eternos
- Ser e não ser.
- Conhece-te a ti mesmo.
- Aristóteles e o papel da razão.
- Ceticismo.
- Fundamento da realidade.
- Dialética.
- Os universais.
Quem é o pai da ética?
Sócrates : o pai da moral e da ética.Qual é a virtude mais básica para Platão?
Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.Qual a diferença entre ética e moral?
A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.Qual a diferença entre a ética de Platão e a de Aristóteles?
Platão focava na relação entre conhecimento e virtude, propondo uma sociedade governada por filósofos-reis. Aristóteles, por sua vez, privilegiava uma ética prática, baseada em virtudes e hábitos, e defendia um Estado moderado.Quais filósofos falam sobre ética?
Aristóteles, Kant e o Utilitarismo são vertentes fundamentais que sintetizam a essência do que é estudar Filosofia, mais especificamente o ramo da ética. Aristóteles viveu na Grécia Antiga e focou seu estudo no conceito de virtude.Qual o conhecimento verdadeiro para Platão?
Inferimos então que um conhecimento, para ser verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos. Dessa forma, sim, segundo Platão, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo, capaz, finalmente, de alcançar o inteligível.O que é o ser humano para Platão?
Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.O que é a vida para Platão?
Em sua obra, Fédon, Platão vai abordar a teoria da imortalidade da Alma, ou a Vida Una. Segundo o filósofo grego, o corpo (transitório) é o veículo da Alma (permanente), ou seja, a Alma pré-existe ao corpo, existe no corpo e continuará a existir após a extinção do corpo.Qual a teoria de Platão?
Platão propôs uma teoria segundo a qual todas as coisas que apreendemos por meio dos sentidos são cópias de Ideias perfeitas e imutáveis que existem em outro plano de existência: o Mundo das Ideias; o problema do ser: o ser de uma coisa é a essência dessa coisa, e encontra-se no Mundo das Ideias.O que Platão valorizava?
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.Quem é o pai da filosofia?
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.Quais são as ideias de Platão?
Segundo Platão, todas as coisas possuíam uma forma pura, livre de aparências. Estas ideias das coisas, seriam universais, puras e perfeitas, representando a essência. Trata-se de um conhecimento inteligível, alcançado somente com a razão e não com os sentidos, fonte de obtenção do conhecimento sensível.O que a filosofia de Platão buscava?
Platão é o filosofo das idéias“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.