1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
Hunter, quando era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, ajudou a explicar Hebreus 11:1 dizendo: “A fé nos dá confiança quanto às coisas que esperamos e convicção quanto ao que não vemos. (…) Quem busca a Deus incansavelmente não O vê, mas sabe por intermédio da fé que Ele existe.
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus.
O livro de Hebreus foi escrito por um autor desconhecido por nós, para judeus que tinham se convertido a Cristo. Por causa de perseguição, estes estavam prestes a voltar ao judaísmo.
Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos. Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa.
Hebreus 11 Estudo: O TESTEMUNHO DOS HERÓIS DA FÉ (Bíblia Explicada)
Qual foi a promessa feita por Deus aos Hebreus?
Deus fez a promessa a Abraão e jurou cumpri-la. E, como não havia ninguém maior do que ele mesmo, Deus jurou pelo seu próprio nome. Ele disse a Abraão: “Eu prometo que abençoarei você ricamente e lhe darei muitos descendentes.” Abraão teve paciência e por isso recebeu o que Deus havia prometido.
O que quer dizer sem fé é impossível agradar a Deus?
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
Hebreus fortalece a fé e a esperança de todas as pessoas que creem em Jesus Cristo, pois nos dá a certeza que temos um sumo sacerdote misericordioso e fiel (2,17), do qual podemos nos aproximar com coração sincero e cheio de fé (10,22).
Segundo o dicionário, é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. A fé é um dos mistérios do planeta. É a forma como cada um de nós enxerga a verdade.
HEBREUS 1 – Estudando Hebreus, nossa visão da pessoa de Cristo aumentará e ampliará de tal forma que O amaremos ainda mais do que já o fazemos. No livro de Hebreus, além de conhecer melhor a Jesus, também conheceremos melhor a Deus, o Pai.
Sem sombra de dúvida esse exemplo ilustra a segunda parte de Hebreus 11:1 “e a prova das coisas que se não veem”. Agora vamos considerar os três tipos de Fé que encontramos: a primeira é chamada de fé comum ou natural; a segunda de fé salvífica ou salvadora e a última de fé operante.
A Bíblia diz que ter fé é crer naquilo que não se vê. Pois bem, se você tem fé, mesmo que tudo esteja dando errado ou não saindo como você esperava, o sorriso no seu rosto precisa ser de quem já alcançou aquilo que deseja.
Por que a fé e a certeza das coisas que não se vê?
Ora, a fé é a confiança daquilo que esperamos e a certeza das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
Por que os Hebreus 11 é considerado como a galeria dos heróis da fé?
A fé é de tal importância que o capítulo 11 de Hebreus é considerado como a galeria dos heróis da fé. Eles viveram nos tempos do Antigo Testamento e estavam firmados nas promessas de Deus para o futuro. Leia Hebreus 11. Eles olhavam para a cruz, o divisor entre a velha e a nova aliança.
Doenças, divórcios, sofrimentos e desempregos podem ser algumas das tentações que o inimigo utiliza para fazer com que as pessoas duvidem da ação amorosa de Deus. Sendo assim, inicia-se um processo de afastamento do Senhor, experimenta-se uma crise de fé na qual a existência de Deus é questionada.
Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.
Como desenvolvemos fé? “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus.” “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” “Assim também a fé, se não tiver as obras, está morta em si mesma.”
Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).
Em vez de ser estritamente uma carta, Hebreus é mais um longo sermão que cita repetidamente as escrituras e práticas israelitas. É o sermão mais longo na escritura sobre por que e como Jesus Cristo é superior a todas as coisas. Hebreus ensina que Jesus Cristo é maior porque Ele deu a lei.
No entanto, o estudo de Hebreus 11 nos fornece informações suficientes para concluirmos que nem todos que afirmam confiar em Deus, de fato confiam. Ter fé em Deus inclui confiança plena em Seus propósitos, mesmo que estes sejam contrários às expectativas pessoais e à opinião geral.
Anteriormente, vimos em Hebreus 11 que a fé que agrada a Deus envolve nossa mente, coração e volição. Porém, alguém espiritualmente morto não pode ver, entender, sentir, desejar ou escolher!
Autoria. Muitos cristãos atribuem a autoria da epístola ao apóstolo Paulo, mas percebe-se que o modo como ela foi elaborada difere das epístolas paulinas. Ao contrario de todas as precedentes, a epístola aos Hebreus teve sua autenticidade posta em dúvida desde a antiguidade.