Na vida real, às vezes empurramos as palavras do Senhor para o fundo de nossas mentes. Nós frequentemente fixamos nossos olhos nas falhas e erros das outras pessoas, e sempre comparamos nossas forças com as fraquezas dos outros. Não temos problema em nos relacionarmos com os outros durante alguns dias.
Vós me buscareis, e como disse aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; assim vo-lo digo eu também agora. 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns a outros vos ameis. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
O que significa amai uns aos outros como eu vos amei?
Para Jesus, o fundamento da missão dos discípulos é o amor. Assim, Jesus insiste fortemente no amor: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12). Jesus apresenta-se como a medida do amor a ser vivido entre as pessoas, entre nós. E a forma deste amor é a doação da vida.
Quando Jesus deu a Seus discípulos o novo mandamento: 'Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós' [João 13:34], revelou-lhes a maior chave da felicidade nesta vida e da glória na vindoura. O amor é o maior de todos os mandamentos — todos os outros decorrem dele.
Nestes versículos, Jesus contrasta dois caminhos: um largo e fácil, e outro estreito e desafiador. O caminho largo simboliza uma vida guiada por desejos mundanos e egoístas, enquanto o estreito representa uma vida de dedicação e obediência aos ensinamentos de Cristo.
Jesus foi um camponês nascido no Mediterrâneo que pregou a igualdade entre os homens, o repartir do pão e o amor ao próximo. Estes foram os seus principais legados.
Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando.
O mandamento de amar o próximo já constava no Antigo Testamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Mas Jesus destaca nele um aspecto novo, a reciprocidade: é o amor mútuo que cria e identifica a comunidade dos discípulos. “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros.”
O Novo Mandamento ou Mandamento da caridade, na fé cristã, é a admoestação que Jesus fez aos seus discípulos na Última Ceia, conforme registro João 13:34–35. A Última Ceia, de El Greco. Em português, o Novo Mandamento é conhecido também pela forma abreviada amai-vos uns aos outros, ou simplesmente amai-vos.
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
O que significa o novo mandamento de Jesus CF JO 13 34 35?
✨ Essa passagem destaca que o amor mútuo é um sinal distintivo dos seguidores de Cristo. Esse amor deve ser demonstrado através de ações concretas de cuidado, apoio e ajuda mútua, refletindo o amor de Deus e a mensagem do Evangelho.
Também aponta algumas perspectivas a respeito do distanciamento social ocasionado pela pandemia. ✅ TEXTO BASE Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Como as pessoas reconheceram que somos discípulos de Cristo João 13:35?
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." João 13:35. Manifeste o amor de Deus que está em você! Deus em sua infinita bondade, escolheu revelar ao mundo o seu amor através dos seus filhos, que somos nós. Portanto, devemos ter o cuidado em representá-lo bem!
O que Jesus ensinou sobre o relacionamento com os outros?
O ensinamento de amar uns aos outros foi um dos mais importantes ensinamentos do ministério do Salvador. O segundo grande mandamento foi “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44).
Segundo a psicóloga, amar de verdade é estar com alguém não pelo fato da pessoa ser perfeita, mas sim por "amá-la além dos defeitos". Cientificamente, alguns estudos neurais apontam que o amor é uma espécie de "vício natural" que pode conferir maior qualidade de vida, quando vivenciado de forma agregadora.
Qual foi a principal missão que Jesus deixou para nós?
Sua missão foi a Expiação. Essa missão era exclusivamente Sua. Nascido de mãe mortal e Pai imortal, Ele era o único que poderia voluntariamente dar a vida e depois retomá-la (ver João 10:14–18).
Cristo requer que tenhamos uma vida de entrega total. Este é o caminho para conhecermos as coisas mais profundas: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Romanos 11: 33.
Introdução. Paulo ensina a importância da caridade. Ele aconselhou os santos de Corinto a adquirirem e seguirem a caridade e buscarem outros dons espirituais. Paulo ensinou que o dom de profecia é maior do que o dom de línguas e é dado aos membros da Igreja para que possam fortalecer outras pessoas espiritualmente.
Neste capítulo, dividido em quatro partes, Jesus lava os pés de seus discípulos, profetiza sua traição, ensina-lhes o Novo Mandamento e finalmente profetiza a negação de Pedro.