João 3:5 é uma passagem importante que nos ensina sobre a necessidade de renascer espiritualmente para entrar no reino de Deus. Ela nos mostra que não é suficiente ter boas intenções e tentar viver a vida corretamente. Em vez disso, é necessário aceitar a salvação que Jesus nos oferece e deixar que ela nos transforme.
O batismo exige da pessoa que o recebe a atitude de conversão. Da parte de Deus, o batismo é acolhida e comunicação de vida nova: “Quem não renascer de novo não entrará no reino de Deus” (Jo 3,5). Aos apóstolos Jesus deixa clara missão: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Jesus disse: “E os que crerem em mim e forem batizados (…) herdarão o reino de Deus. E os que não crerem em mim e não forem batizados, serão condenados” (3 Néfi 11:33–34). O batismo é a porta através da qual entramos no caminho que leva ao reino celestial (ver 2 Néfi 31:17–18).
O Amor do Pai e a Missão de Cristo (João 3:35): Deus confia toda autoridade a Jesus, revelando Seu amor e confiança no Filho como o mediador da salvação. Essa passagem enfatiza a necessidade de reconhecer a autoridade de Jesus e confiar em Seu plano redentor.
João 3 Estudo: O DEUS Que SALVA Os PERDIDOS (Bíblia Explicada)
O que quer dizer João 3 6?
Para resumir João 3:6–12, explique à classe que Nicodemos perguntou a Jesus como seria possível nascer de novo. Jesus respondeu perguntando-lhe como era possível que ele fosse um líder e mestre religioso em Israel e não soubesse que é preciso que ocorra um renascimento espiritual e nem como esse renascimento ocorre.
“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. Deus não se deu ao trabalho de enviar seu Filho apenas para poder apontar um dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má.
Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?
E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).
No final do Evangelho de São Marcos (16,16), Jesus diz: "quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado" e, para algumas pessoas, essas frase é tomada literalmente, ou seja, quem não crer e não for batizado irá direto para o inferno.
Resposta: O Batismo não deve ser administrado aos que estão fora da igreja visível, e assim estranhos aos pactos da promessa, enquanto não professarem a sua fé em Cristo e obediência a Ele; porém as crianças, cujos pais, ou um só deles, professarem fé em Cristo e obediência a ele, estão, quanto a isto, dentro do pacto ...
Jesus respondeu: ― Em verdade lhe digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: “É necessário que vocês nasçam de novo”.
Qual é a diferença entre o batismo de João e de Jesus Cristo?
Há diferenças entre esses dois batismos. João Batista insistia na água para demonstrar a vinda do messias. O povo precisava passar por uma purificação para receber o enviado de Deus e começar uma nova história. Já o nosso batismo tem relação com a morte e ressurreição de Jesus e seu discipulado.
(Mt 28,19). O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
O que acontece com uma criança que não é batizada?
Aqueles que não são batizados não podem entrar no Reino de Deus. No dia do juízo, aqueles que não entram no Reino (Mt 25,34) serão condenados ao inferno (Mt 25,41). Não existe um “estado intermediário” entre paraíso e inferno. “Não ficou algum lugar intermediário no qual tu possas situar as crianças”31.
Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva. Eles foram chamados à santidade original – todos os homens foram e são chamados à santidade em Adão e Eva.
Com este fundamento podemos aplicar esta informação a conjunção “e” em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” A tradução pode ser “Quem não nascer da água, a saber/isto é do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Justamente isto é a obra do Espírito Santo.
O Salvador ensinou em João 3:8 que podemos ver os efeitos do vento, mas não de onde vem nem para onde vai. Da mesma forma, nem sempre podemos entender quando começa o novo nascimento, nem como as mudanças dentro de nós estão sendo feitas.