22 A bênção do Senhor é a que enriquece, e ele não lhe acrescenta dores. 23 Como brincadeira é para o tolo fazer abominação, mas a sabedoria é deleite para o homem de entendimento. 24 O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos será concedido.
Provérbios 10:22 diz que: A benção do Senhor traz riqueza e não produz dor alguma. Este ensinamento está diretamente ligado com o nosso trabalho. Se nosso trabalho nos acrescenta dor em algum sentido então precisamos rever se estamos debaixo do propósito que Deus tem pra nós.
O que quer dizer a bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores?
A bênção do Senhor não traz dores nem problemas. Se ainda não somos ricos de paz e ainda sofremos com os problemas em nossa vida, isso significa que não estamos debaixo da bênção de Deus.
Em Provérbios 10:11-12 diz: “ A boca do justo é manancial de vida...” Amada/o, o que tem saído da sua boca? Há poder em suas palavras para gerar vida ou morte. Abençoe todos que estão ao seu redor. Ore pelos seus inimigos.
8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores. 9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados por todas as nações por causa do meu nome.
Uma vida sem reflexão é uma vida construída para a ruína. “O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato. Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor.
Qual a diferença entre ser abençoado e ser uma bênção?
Há uma grande diferença entre ser abençoado por Deus e ser a bênção, receber uma bênção não muda a sua vida. Há pessoas que foram abençoadas e conseguiram comprar uma casa, mas não têm família com quem dividir a casa.
Bênção é também entendida como o poder espiritual que Deus concede a alguém para que alcance paz, seja protegido do mal, para que prospere, para que seja bem-sucedido naquilo que empreende.
Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.
“Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha.” Desavenças e exasperações às vezes surgem, não de uma situação, mas de uma pessoa com atitudes erradas, que semeia contendas.
O que significa a bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores?
O gosto pela vida vem por meio da bênção do Senhor, que enriquece, não com uma considerável quantia de dinheiro, de bens materiais, bênçãos materiais, porque tudo o que é material fica neste mundo. Sua salvação é a bênção maior, que é canalizada em todas as áreas de sua vida e em sua família.
Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).
Esse versículo nos dá uma resposta clara e simples: É a bênção do Senhor que nos enriquece sem acrescentar tristeza. Como Deus é o maior doador em nossa vida, Ele nos concede todas as coisas boas, permitindo que desfrutemos de tudo o que Ele criou.
22 A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores. 3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 25 E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
Provérbios 10–31 ensina a sabedoria de buscar a retidão e a virtude e fala da insensatez de seguir os preceitos do mundo. O livro de Provérbios termina com um poema sobre as características da mulher virtuosa cujo “valor muito excede ao de rubis” (Provérbios 31:10).
2 Os tesouros da impiedade de nada aproveitam, porém a justiça livra da morte. 3 O Senhor não deixa ter fome a alma do justo, mas a aspiração dos ímpios rechaça. 4 O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
O versículo Provérbios 10:20 afirma que a língua dos justos é como prata escolhida, ou seja, é preciosa e valiosa. Isso significa que as palavras dos justos são cuidadosamente escolhidas, pensadas e ponderadas antes de serem ditas.
No mundo, vocês terão aflições; mas tenham ânimo! Eu venci o mundo.” Salmo 34:18 (NVI): “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Romanos 8:18 (NVI): “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”
A Bíblia diz que Deus nos ajuda em nosso sofrimento. Isso não significa que Deus irá acabar com o sofrimento, mas que nos criou dotados de força e recursos para enfrentá-lo. A capacidade de perseverar é um desses dons divinos que contribuem para nos tornarmos pessoas melhores, e não nos deixarmos destruir pela dor.
Deus usa o sofrimento para refinar-nos. O Cristão, quando deparar-se frente ao sofrimento pelas mais variadas razões, deve lembrar-se que não é um desventurado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais passa são maneiras, talvez até incompreensíveis à razão humana, de Deus fazer bem à sua vida.