10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. 11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.
Este capítulo mostra a preocupação de Paulo com a condição perdida da nação judaica. O desejo de seu coração é que eles se salvem. Infelizmente, eles possuem um zelo por Deus que não se baseia na Bíblia e são ignorantes da verdadeira justiça que se obtém pela fé.
Homens iguais com pecados iguais merecem a mesma morte. O Senhor oferece um único meio para salvá-los: a fé em Cristo. A compreensão da natureza universal do evangelho exige que ele seja pregado a todos (14-15). Os servos de Deus têm a responsabilidade de divulgar a boa nova.
Rm 10: 9 A NVI muda o verso para "se você confessar com a sua boca que JESUS É SENHOR e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo". Isto harmoniza-se com o fato que cada língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, Fp 2: 11 .
Em Romanos 12:11, o apóstolo Paulo nos adverte declarando para manter esse fervor - “... Sede fervorosos de espírito...”. A palavra fervor quer dizer: desejo muito intenso; entusiasmo; paixão.
Essa epístola contém a explicação mais completa da doutrina da justificação pela fé em Jesus Cristo, em vez das práticas da lei de Moisés. Ela contém muitos ensinamentos sobre as doutrinas de salvação e a aplicação prática dessas doutrinas na vida diária.
Os dons que o Senhor deu são estes: apostolado, profecia, evangelismo, pastoreamento e ensino para equipar os santos para o ministério e para edificar o Corpo de Cristo.
A primeira coisa que nós precisamos para fazer a vontade de Deus é da motivação certa e Paulo ensina aqui que a motivação do que fazemos, a motivação da prática deve ser pelo fato de termos sobre nós a misericórdia de Deus, através das misericórdias de Deus que somos sustentados.
Leia Romanos 12:9–21 e escreva com suas próprias palavras as idéias principais dos versículos 12, 13, 16, 17 e 20. Lembre-se de que Paulo queria que os santos fossem verdadeiros e sinceros. Paulo pediu aos santos que despertassem e vivessem o evangelho.
O que isso significa? Ter alegria na esperança é poder se alegrar mesmo ainda não tendo o que ser quer, mas tendo a própria esperança! Mesmo que percamos tudo, a esperança continua presente. O cristão pode se alegrar não pelas coisas que deixa de possuir, mas por possuir a esperança no amanhã.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água; disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Efésios 4:2-3: “Com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportem-se uns aos outros em amor, fazendo todo o esforço para preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Colossenses 3:14: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”
A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).
Quem Eram os Romanos para Quem Paulo Escreveu? Roma era a maior cidade e capital do império romano. Paulo não estava escrevendo para todos os romanos, mas para os membros da Igreja de Roma, que tinham sido batizados, receberam o dom do Espírito Santo e tinham conhecimento dos princípios básicos do evangelho.
23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens; 24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Portando amados, nossas obras não podem ser "mornas", devemos agir com a mesma emoção e intensidade do nosso louvor, praticando obras segundo a vontade de Deus.
No v. 9 está a exortação clara para que o amor não seja hipócrita, mas autêntico e verdadeiro. Mostrar ao próximo um amor artificial seria um grande desrespeito a ele e uma volta à existência anterior, sem Cristo, sustentada nos próprios interesses.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem‑se ao que é bom. Dediquem‑se uns aos outros com amor fraternal, preferindo dar honra aos outros mais do que a vocês.