O Dia das Mães, enquanto data comemorativa, surgiu na primeira década do século XX, sendo criado por Anna Jarvis, cujo intento era homenagear a sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.
O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905. Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.
Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.
Após mobilizações sociais, a data foi oficializada pelo governo federal em 1932. O decreto seguiu o padrão estadunidense e instituiu o segundo domingo de maio como “consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano”.
A VERDADEIRA origem do dia das mães COMO SURGIU ? o que está por traz dessa DATA ? CONFIRA!
Qual é o verdadeiro significado do Dia das Mães?
Dia das Mães é uma data comemorativa realizada todo mês de maio em homenagem a todas as mães. O surgimento dessa data foi uma homenagem a uma ativista do século XIX. Aqui no Brasil, comemora-se o Dia das Mães no segundo domingo de maio.
Sob o lobby incessante de Jarvis, estado após estado começou a comemorar o Dia das Mães nos Estados Unidos e, em 1914, o presidente norte-americano Woodrow Wilson finalmente assinou um projeto de lei designando o 2º domingo de maio como feriado legal, o Dia das Mães. Ele foi dedicado “à melhor mãe do mundo, sua mãe”.
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá." - Salmos 127:3. "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." - Êxodo 20:12. "A mãe fica feliz quando o filho se torna sábio; o filho que vive corretamente a alegra." - Provérbios 23:25.
A campanha de Anna ganhou apoio ao longo dos anos e culminou com a oficialização do Dia das Mães pelo presidente Woodrow Wilson em 1914. Ele declarou oficialmente que o Dia das Mães seria uma celebração nacional nos Estados Unidos, a ser realizada no segundo domingo de maio.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932 o Presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia das Mães em todo o país, no segundo domingo de maio.
Há 92 anos, o Dia das Mães é comemorado no Brasil. A decisão de reservar um dia do calendário para prestar homenagens à figura materna no país foi do então presidente da época, Getúlio Vargas.
O Dia das Mães é uma data especial e tradicionalmente comemorada em todo o mundo como uma forma de homenagear e valorizar as mães. Nas escolas, essa comemoração também é bastante difundida, geralmente por meio de apresentações, cartões e atividades que envolvem os alunos.
Por que a data é comemorada no segundo domingo de maio? O Brasil segue a mesma lógica dos Estados Unidos. A decisão teria a ver com a data da morte da mãe de Anna Jarvis, em 9 de maio. Assim, em 1914, o congresso americano estabeleceu que todo segundo domingo de maio seria comemorado o Dia das Mães no País.
Porque o Dia das Mães é o segundo domingo de maio?
Essa comemoração foi oficialmente instituída no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, através dos esforços do movimento feminista brasileiro, e, seguindo a determinação americana, ficou decido que a data também seria celebrada aqui no segundo domingo de maio.
Que Deus te abençoe sempre e te conceda muitas graças neste Dia das Mães!" "Mãe, que neste Dia das Mães você possa sentir o amor e o cuidado de Deus em sua vida, assim como você sempre cuidou de mim. Que Ele te abençoe e te dê muita paz e felicidade. Eu te amo!"
Quais os motivos que o texto apresenta para comemorar o Dia das Mães?
Este dia serve para reconhecer e honrar esse amor. Celebração da Maternidade: O Dia das Mães celebra o papel da maternidade, incluindo os desafios, sacrifícios e alegrias que acompanham a criação de filhos.
Os historiadores consideram que a criação deste dia aconteceu nos Estados Unidos, em 1905, por uma mulher chamada Anna Maria Jarvis. De acordo com a BBC, naquele ano, Anna havia perdido a sua mãe e, para tentar diminuir a sua dor, decidiu lutar por uma data que servisse de homenagem para todo o sentimento materno.
A data faz parte da nossa cultura e ressalta a importância dessa figura que para muitos é sinônimo de amor, proteção, força e acolhimento. Em tempos de isolamento social provocado pelo Coronavírus, a comemoração ganhou ainda mais importância em 2021.
Quando o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez?
Todos os anos, no segundo domingo de maio, é celebrado o dia das mães em várias partes do mundo! Essa data surgiu como feriado nacional nos Estados Unidos a partir de uma resolução assinada pelo presidente Woodrow Wilson e foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 10 de maio de 1914.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Há exatos 104 anos, no domingo 12 de maio de 1918, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, realizou a primeira celebração do Dia das Mães no país. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). Naquele segundo domingo de maio, também chovia na capital gaúcha.
“Feliz Dia das Mães. Tenho muita gratidão por tudo que você faz e por sempre estar ao meu lado.” “Receba todo o meu amor nesse dia especial.” “Para a melhor, mais gentil, incrível mãe do mundo.