Qual é o principal objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-raciais?
É um meio privilegiado para a educação das relações étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas da na- ção brasileira, ao lado das indígenas, ...Qual é o grande objetivo da educação das relações Étnico-raciais?
Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...O que diz a Resolução nº 1 de 15 de Maio de 2006?
Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino.O que diz a Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009?
O reconhecimento da constituição plural das crianças brasileiras, no que se refere à identidade cultural e regional e à filiação socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa, é central à garantia de uma Educação Infantil comprometida com os direitos das crianças.CNE/CP RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (Concurso SECBA Professor 2022)
Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTILSão eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
O que diz a resolução nº 2 de 1º de julho de 2015?
Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.O que é Licenciatura Plena em Pedagogia normatizada pela Resolução CNE CP no 01 2006?
4º - O curso de Licenciatura em pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais ...O que foi a Resolução nº 7 de 31 de março de 2004?
Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.Qual a finalidade da Resolução nº 1 2001?
Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós- graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art.Quais são as leis étnico-raciais?
Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002. Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003. Decreto nº 4.876, de 12 de novembro de 2003.O que determina a LDB sobre a diversidade étnico-racial?
Essa evolução na área em questão foi trazida pela inserção da perspectiva étnico-racial na LDB. A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro- Brasileira e Africana” no conjunto da educação básica (pública e privada).Quais são as relações étnico-raciais?
Entendem-se aqui, por relações étnico-raciais, aquelas estabelecidas entre os distintos grupos sociais, e entre indivíduos destes grupos, informadas por conceitos e ideias sobre as diferenças e semelhanças relativas ao pertencimento racial destes indivíduos e dos grupos a que pertencem.Qual é a função das diretrizes curriculares nacionais?
São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.Quais os principais pontos das diretrizes curriculares nacionais?
Quais os princípios das diretrizes curriculares nacionais?
- O currículo orientado para o desenvolvimento de competências;
- A integração do conhecimento;
- A articulação entre teoria e prática;
- A formação generalista;
- A flexibilidade curricular;
- A educação permanente.