O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.
Quanto custa consertar um radiador furado? Geralmente, a revisão do radiador custa uma média de R$120,00, nesta revisão será realizada uma limpeza de todos os componentes, reposição do fluido com os aditivos, também será verificado o estado de conservação das peças.
Em resumo, o dano no radiador pode ser causado por diversos fatores, como a corrosão e o superaquecimento do motor. É importante ficar atento aos sinais de dano no radiador, como vazamentos de líquido de arrefecimento e superaquecimento frequente do motor.
NÃO ACREDITEI QUE O RADIADOR ESTOUROU POR CAUSA DE UMA COISA TÃO SIMPLES. CARRO FERVENDO À TOA.
O que pode estragar o radiador?
O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.
No caso do furo no radiador, para consertar o problema, será necessário tirar a peça do lugar. E isso significa esgotar o sistema de arrefecimento, um serviço que vai exigir fluido novo no final.
Além de verificar se não existe nenhuma poça de água debaixo do carro. Também é importante checar o nível de reservatório fluído. Se estiver baixo, estará indicando vazamento no radiador. O motor deve ser inspecionado para saber se há ou não alguma irregularidade na peça.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
Identificar um vazamento no radiador pode ser desafiador, mas alguns sinais indicam problemas. Verifique regularmente o nível do líquido de arrefecimento. Se notar uma diminuição constante sem razão aparente, pode indicar um vazamento. Observe também manchas no chão quando o carro está estacionado.
Se o líquido de arrefecimento vaza em um cilindro, ele pode se deformar e passar a não desempenhar suas funções de forma adequada. Esses equipamentos, que são tubos de metal onde os pistões se movimentam, fazem parte do motor do veículo e são muito importantes para seu funcionamento.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
Se o motor estiver constantemente superaquecendo ou atingindo temperaturas mais altas do que o normal, pode ser um sinal de que o radiador está obstruído e não consegue dissipar o calor de maneira eficaz.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
Trocar um radiador pode ser uma tarefa tediosa, mas não é muito difícil para um mecânico a trabalhar no seu “quintal”. Se é a sua primeira vez a mudar um radiador, conte gastar umas 6 horas de trabalho.
O que pode ser quando a água do radiador está sumindo?
Se o reservatório estiver com algum vazamento ou rachadura, a água do radiador pode estar escapando por essas brechas. Nesse caso, é recomendado levar seu veículo até um profissional especializado para verificar o estado do reservatório e todas as suas conexões.
Os aditivos de tecnologia orgânica têm durabilidade de 5 anos e 240 mil km. Jamais utilize somente água no reservatório do radiador: Utilizar somente água no reservatório do radiador não é o recomendado. Seu carro deve receber sempre uma mistura de água e aditivo.
Danos Físicos Danos físicos, como amassados, rachaduras ou buracos no radiador, podem comprometer sua integridade estrutural e eficiência de resfriamento. Se o radiador estiver danificado, é importante substituí-lo o mais rápido possível para evitar danos adicionais ao motor.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
Quando a temperatura do motor sobe, o radiador não está funcionando corretamente, pois não está conseguindo manter o líquido refrigerante em temperatura ideal. Outro sintoma é o vazamento de líquido. Se você notar alguma mancha de líquido embaixo do carro, pode ser um sinal de que o radiador está com vazamento.