É, portanto, o estudo do ser humano em sua totalidade, abrangendo suas crenças, suas culturas, seu comportamento em sociedade e seu desenvolvimento. Dessa forma, a antropologia se dedica ao estudo do ser humano como um ser cultural, capaz de produzir cultura.
Qual é o principal objeto de estudo da antropologia?
Essa é uma pergunta que pode ser respondida de forma simples: a antropologia é uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano e todas as suas dimensões.
A antropologia é uma ciência vinculada às ciências sociais que visa entender a formação da humanidade, por seus vários aspectos (culturais, físicos e históricos), no mundo.
Pode-se dizer que o ensino de antropologia auxiliará os alunos da escola básica, futuros profissionais, membros de uma sociedade, participante de grupos sociais diversos a se relacionarem com o outro e compreende-los a partir de seu próprio espaço social, sem preconceito, ou com um olhar um pouco menos etnocêntrico.
O profissional que trabalha nessa área é chamado de Antropólogo e analisa as mudanças pelas quais passa o homem e a organização social, política, econômica e cultural na qual ele está situado. Para desenvolver essa atividade, o antropólogo pode atuar nas áreas de pesquisa, acadêmica, consultoria, entre outras.
A importância da antropologia está em mostrar a diversidade dos valores culturais dos povos, destacando o aspecto plural da humanidade; mas, ao mesmo tempo, tem revelado que a humanidade é única, singular em relação às demais espécies animais, pois é capaz de produzir cultura.
O antropólogo é o profissional encarregado dos estudos da antropologia. Para conhecer e analisar a cultura dos povos atuais e extintos, os antropólogos consultam livros, fotos, registros orais, depoimentos e outras fontes de pesquisa.
O salário médio de um Antropólogo no Brasil é de R$ 5.406,54. Os estados onde a profissão de Antropólogo têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Amazonas.
O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss faleceu no fim de semana, aos 100 anos, mas só nesta terça-feira a notícia foi divulgada. Strauss é considerado o pai da antropologia moderna.
O bacharelado em Antropologia forma profissionais com ampla capacitação teórico-metodológica para desenvolver pesquisas e compreender os valores humanos (culturais e coletivos). O programa curricular da graduação envolve o estudo de diferentes vertentes das Ciências Sociais e Humanas.
Que tal se especializar nesse ramo? Profissionais de nível superior das áreas de Direito, Jornalismo, Administração, Filosofia, Ciências Sociais, Comunicação Social e várias outras podem investir em um curso de pós-graduação em Antropologia e Filosofia.
Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural.
Qual é o principal objetivo do estudo da antropologia?
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedades como um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
Qual é a ideia de Deus do ponto de vista da antropologia?
Deus não cria um corpo ou uma alma, mas o ser humano na to- talidade antropológica. Deus cria o ser humano todo e não um aspecto de sua constituição antropológica. Adam (ser humano) é extraído da Adamah (terra).