O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode comer?
Os alimentos que contém vitamina K interferem no funcionamento dos anticogulantes como a varfarina (Marevan ® ou Coumadin ® ou Marfarin ®): essa é a primeira coisa que a pessoa precisa saber quando recebe uma receita do seu médico que contenha esse tipo de medicamento.
O que uma pessoa que toma anticoagulante deve evitar?
Evitar atividades de risco de sangramento e trauma. Não compensar a dose esquecida no dia seguinte; se perder mais doses, entrar em contato com seu médico. A varfarina pode causar hematomas e sangramento; em caso de hematomas em excesso e/ou sangramentos, entrar em contato com seu médico.
Carbamazepina, fenitoína, erva de São João e rifampicina diminuem a eficácia dos inibidores do fator Xa. A rifampina, ao aumentar os níveis da enzima 3A4 do citocromo CYP450, aumenta o metabolismo hepático de vários medicamentos, o que pode diminuir sua eficácia.
Outros efeitos colaterais dos anticoagulantes podem ser: diarreia ou constipação, sentimento de estar doente, indigestão, tontura, dores de cabeça, erupções cutâneas, comichão na pele, quedas de cabelo e icterícia (amarelado da pele e do branco dos olhos).
Quem toma anticoagulante pode ter uma vida normal?
O paciente que faz uso de algum medicamento anticoagulante precisa sempre estar atento a vários fatores da sua rotina, a fim de levar uma vida saudável, sem nenhuma complicação. Os cuidados, portanto, vão desde uma alimentação equilibrada até a mudança de alguns hábitos.
O consumo de alimentos contendo vitamina K, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em vitamina K, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).
Qual o efeito colateral mais grave do uso de anticoagulantes?
A principal complicação da anticoagulação é o sangramento, mas esse risco não deve ser avaliado isoladamente na decisão do tratamento, sendo importante considerar o potencial benefício da terapia anticoagulante na TEP.
Você poderá apresentar inchaços, diminuição da força, tontura, dor de cabeça, coceira, pressão baixa e hematomas. Alguns sangramentos também são comuns, mas você deve tomar cuidado com eles.
O consumo desregulado de café pode interferir na metabolização da varfarina, aumentando o risco de coagulação inadequada ou hemorragias. Pacientes em tratamento com anticoagulantes devem discutir seus hábitos de consumo de café com seus médicos para ajustar as dosagens adequadamente.
Não há contraindicações alimentares para quem teve ou está tratando uma trombose venosa profunda em uso de anticoagulação oral com Xarelto. Pode comer ovos sem problemas!
Assim, se você estiver tomando anticoagulantes, a chave para minimizar as interações entre alimentos e medicamentos é a consistência, não a evasão. Comer uma quantidade constante de alimentos ricos em vitamina K todos os dias ajuda a garantir um corpo saudável e equilibrado.
Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre). A ingestão desse tipo de alimento não é proibida, mas se consumida, é recomendado que o seja feita em quantidades regulares (a mesma quantidade todos os dias).
Consuma-os em pouca quantidade. Comer em grandes quantidades pode engrossar o sangue e comer em pouca quantidade pode ralear o sangue. Coma sempre a mesma quantidade desses alimentos toda semana.
Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.
O que pessoas que tomam anticoagulante não podem fazer?
Outro dado importante: o álcool interfere muito no metabolismo do medicamento, aumentando sua ação e consequentemente o risco de sangramento. É isso mesmo: beber bebidas alcóolica juntamente com a varfarina (marevan®, coumadin® etc) pode ocasionar hemorragias!!!
Não tome analgésicos como ibuprofeno, naproxeno, ou aspirina. Estes medicamentos podem aumentar o risco de hemorragia, especialmente se combinado com um medicamento anticoagulante.
De acordo com infectologista Gustavo Johanson, as chances do paciente imunizado desenvolver uma trombose venosa são extremamente baixas. Além disso, o uso de anticoagulantes de forma preventiva pode trazer mais riscos do que benefícios. “O principal risco do uso desses 'medicamentos preventivos' é o sangramento.
Como saber se o anticoagulante está fazendo efeito?
O mais importante deles é a dosagem do Tempo de atividade da Protrombina (INR ou RNI). É através deste exame que seu médico consegue dizer se o medicamento está exercendo seu efeito corretamente ou não. Usualmente seu resultado deve estar entre 2,0 e 3,0 para uma anticoagulação adequada (exemplos: 2,3…
Alguns medicamentos também interferem na ação do anticoagulante. Podem aumentar ou reduzir o seu efeito. Exemplos clássicos que aumentam bastante o efeito do anticoagulante são a Aspirina e os agentes anti-inflamatórios, como a Dipirona. Elevam, assim, o risco de hemorragia.
9- 11- 10- Figura 5 Figura 6 Page 6 Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad 6 O anticoagulante pode provocar: secreção na ferida, sangramento, vermelhidão, dor, calor ou inchaço em perna, pé ou quadril, tonteira, formigamento, batimento cardíaco acelerado.
O chocolate amargo também tem propriedades anticoagulantes, o que significa que são de grande ajuda para melhorar a circulação sanguínea, oferecendo resultados muito parecidos com os efeitos das aspirinas.
Quem toma anticoagulante pode tomar antiinflamatório?
Não usar injeções no músculo. Caso haja necessidade de uso de medicação injetável, fazer por via venosa. . Não usar medicações por conta própria, principalmente anti-inflamatórios (Ex: Voltaren, Cataflam, etc.).
Faço uso de marevam e gostaria de saber se posso comer pinha e uva? Pacientes que usam Marevan pode comer o que quiserem, contanto que sua ingestão de alimentos ricos em vitamina K seja razoavelmente regular.