Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
COMO POMBA GIRA E EXÚ SE ALIMENTAM DAS OFERENDAS ? - PAI ÉLCIO - CORTES
Quais frutas Exu gosta?
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.
Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.
Há vários Exus para diversas funções/interesses. Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Você vai misturar a farinha de mandioca com a cachaça! Enquanto mexe você vai pedir para 𝐄𝐱𝐮 𝐓𝐫𝐚𝐧𝐜𝐚 𝐑𝐮𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐀𝐥𝐦𝐚𝐬 o trabalho que tanto deseja e mais visibilidade na área que atua. O espiral simboliza os nossos caminhos. Depois é só fritar 3 bifes de fígado com cebola e colocá-los em em cima do espiral.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
Assim, ele faz a ligação entre Olodumaré e os seres humanos, atuando como mensageiro, intermediário e participando do princípio de tudo o que vier a existir. Como diz o ditado: "Sem Exu, não se faz nada". Por toda essa importância, Exu é o Orixá que recebe as oferendas em primeiro lugar pelos adeptos do Candomblé.
O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade. A Aroeira e o Picão Preto possuem propriedades purificadoras, afastando as más energias e promovendo a limpeza espiritual. O Pau Tenente e o Limão têm ação protetora, criando uma barreira contra influências negativas.
No culto de urubá, a bebida tradicional de exu é o emur, que é o vinho de palma, o vinho da palmeira do dendezeiro. Muitos acreditam que o emur. é uma bebida somente do orixá ogum, mas não. Outras divindades também gostam dessa bebida, assim como obalwaye e exu.