O que fala o descritor 8?

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em estabelecer a relação entre o ponto de vista do autor sobre um determinado assunto e os argumentos que sustentam esse posicionamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que diz o descritor 8 de matemática?

D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaoanguera.ba.gov.br

O que diz o descritor 7?

A tese do texto é: (A) As queimadas no cerrado brasileiro representam um desafio ambiental de magnitude alarmante e é crucial adotar medidas urgentes para combater esse problema e proteger esse ecossistema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

O que é descritor 18?

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que significa o descritor 8?

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em estabelecer a relação entre o ponto de vista do autor sobre um determinado assunto e os argumentos que sustentam esse posicionamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la - descritor 8 do SAEB

O que é o descritor 15?

Descritor 15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz o descritor 13?

Descritor 13 - Identificar a informação principal de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz o descritor 12?

O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

Qual é o descritor 20?

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudos.qedu.org.br

Como iniciar a tese?

10 Passos de Como Começar uma Tese de Sucesso
  1. Escolha um tema relevante. ...
  2. Defina uma questão de pesquisa clara. ...
  3. Realize uma revisão bibliográfica. ...
  4. Desenvolva um plano de pesquisa. ...
  5. Coleta de dados e análise. ...
  6. Escreva sua tese. ...
  7. Revisão e edição. ...
  8. Peça feedback.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editoradialetica.com

Quais são os 7 tipos de argumentos?

8 tipos de argumentação para enriquecer a sua redação
  • Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
  • Argumentação histórica. ...
  • Constatação. ...
  • Comparação. ...
  • Testemunho e argumento de autoridade. ...
  • Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
  • Argumento por raciocínio lógico. ...
  • Argumento por consenso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Quais são os 5 tipos de argumentos?

Quais são os 5 tipos de argumentos?
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência (ou por comprovação) ...
  • Argumento por comparação (ou por analogia) ...
  • Argumento por causa e consequência. ...
  • Argumento por ilustração (ou exemplificação)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Qual é o descritor 7 de matemática?

D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

Qual é o descritor 3 de matemática?

D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno reconhecer as planificações dos poliedros tais como prismas, pirâmides, troncos, cilindros e cones.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que são os descritores do SAEB?

Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em penseexato.com

Qual é o descritor D8?

D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

O que é o descritor D9?

D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Coerência e coesão no processamento do texto. D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre as partes e elementos do texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curriculo.sedu.es.gov.br

Qual é a habilidade do descritor 11?

A habilidade EF03LP11 consiste em: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual é a habilidade do descritor 14?

D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer os efeitos provocados pelo emprego de recursos da pontuação ou de outras formas de notação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em central3.to.gov.br

Qual a função do descritor 17?

Descritor 17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual a habilidade do descritor 3?

Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

O que diz o descritor 16?

Descritor 16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz o descritor 20?

D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

Qual a função do descritor 5?

D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em servicos.seara.sc.gov.br