O que fala o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther?
Apesar das presenças do editor e do amigo, as cartas redigidas resumem-se a um grande monólogo de Werther, nas quais narra todo o desenrolar de sua paixão impossível e todo o sofrimento vivido até chegar ao seu grande ápice: o suicídio.
Por que a obra Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um marco para a literatura?
O relato de Werther nos permite pensar a vida de Goethe — um sujeito oriundo da burguesia que critica a aristocracia — como um reflexo real da Alemanha no século XVIII, o que nos mostra mais uma vez que a literatura pode ser uma grande chave de interpretação histórica.
Os sofrimentos do Jovem Werther é definido como um marco na literatura alemã e mundial. Escrito em 1774, foi uma das obras que mais influenciaram os jovens do período. Marcada por uma narração densa, lírica e essencialmente psicológica, a personagem atormentada de Werther tornou-se um modelo de herói pré-romântico.
Werther não consegue esquecê-la e também não encontra outra saída. Assim, no decorrer das páginas, acaba se suicidando. Após o lançamento na Europa, a história de Goethe inspirou dezenas de jovens leitores, que passaram a se vestir como o protagonista, com calças amarelas e colete azul.
Romance epistolar em que o jovem Werther conta ao amigo Wilhelm a história de seu amor impossível pela bela Charlotte, prometida em casamento para outro. De temperamento sensível e artístico, ele não consegue esquecê-la e no final acaba se suicidando com um tiro de pistola na cabeça.
Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe) | Tatiana Feltrin
Por que o sofrimento do jovem Werther é considerado importante na literatura alemã?
Livro que marcou toda uma geração em 1770, é considerado o precursor do estilo epistolar na literatura e do movimento romântico na Europa. A relação de forças entre vida e arte certamente é tão antiga quanto as primeiras manifestações artísticas.
Em 1974, o pesquisador americano David Phillips propôs o termo “efeito Werther” para nomear o efeito de contágio provocado pela divulgação de um caso de suicídio, apontando claramente um efeito de sugestão ou imitação no surgimento de novos casos.
Qual o nome da personagem idealizada pelo jovem Werther?
Nesta obra-chave do romantismo, inspirada em acontecimentos reais e escrita em quatro semanas, o personagem que dá nome à narrativa expressa todo seu amor idealizado por Carlota através de cartas.
"Os jovens passaram, por exemplo, a se vestir como Werther – jaqueta azul e colete amarelo –, o que era totalmente inusual", conta Heinz Drügh, professor de história literária dos séculos 18 e 19 da Universidade Goethe de Frankfurt.
Johann Wolfgang Goethe foi um escritor alemão e um dos principais representantes do romantismo na Europa. Sua obra mais conhecida é o texto dramático “Fausto”.
Quando a divulgação de informações voltadas à prevenção é adequada, tem-se o chamado efeito Papageno, que provoca a diminuição do comportamento suicida. É preciso destacar que a adoção de estratégias de enfrentamento positivas diante do público com acesso amplo à mídia é fundamental para que esse fenômeno ocorra.
O Romantismo foi um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia. O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX.
Qual o final do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther?
O jovem, impedido de acessar o objeto do seu desejo, em uma angústia que se expandiu para todo o seu viver, decidiu acabar com a sua vida. Sendo o livro um grande sucesso, após o suicídio de Werther, houve uma onda de suicídios na Alemanha.
Goethe é um dos principais nomes do romantismo alemão. Goethe é um poeta, romancista e dramaturgo alemão. Nascido em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, ele é um dos principais autores românticos da Europa.
O desejo de morte pode ser definido como um desejo inconsciente de morrer, que se manifesta em comportamentos autodestrutivos ou perigosos. Na perspectiva psicanalítica, o suicídio pode ser entendido como uma situação psicótica, na qual o indivíduo precisa sair "fora de si" para poder atacar a si mesmo (Dias, 1991).
O comportamento suicida inclui suicídio e também engloba ideação suicida e tentativas de suicídio. Para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa de suicídio e muitas outras têm pensamentos sérios de suicídio.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. E o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha, simbolizada pelo laço amarelo.
O nome se deve ao romance Os Sofrimentos do Jovem Werther do alemão Johann Wolfgang von Goethe. Na ausência de fatores de proteção, o suicídio publicizado serve como um gatilho para o próximo suicídio por uma pessoa suscetível ou sugestionável. Isto é referenciado como suicídio por contágio.
Também pode ocorrer quando uma obra fictícia em que ocorre um suicídio se torna bastante popular. O efeito recebe esse nome por conta de uma onda de suicídios relacionados ao romance epistolar Os Sofrimentos do Jovem Werther, lançado em 1774, escrito por Johann Wolfgang von Goethe.
No dia 22 de março de 1832 faleceu Johann Wolfgang von Goethe, um dos mais importantes escritores alemães e uma figura central do movimento literário conhecido como Romantismo.
No Brasil, por exemplo, o Romantismo tratou tanto de tentar construir uma identidade nacional, diferenciando os brasileiros de todos os demais povos, quanto libertar a escravidão, e é impossível determinar objetivamente qual destas é a sua mensagem principal, já que as duas foram importantes.