Resumo: “O Velho do Restelo”, um dos mais importantes personagens de Camões, por seu profundo significado simbólico, é a manifestação contrária à expedição das naus portuguesas à Índia, concretização da política expansionista portuguesa.
O Velho do Restelo é símbolo dos pessimistas de ontem e de hoje; representa aqueles que antanho não acreditaram no sucesso da epopeia das navegações e, no presente, aqueles liberais que, apesar de saberem de tudo, nunca leram nem Adam Smith, nem Luís de Camões.
O poema faz críticas ao esquecimento dos valores essenciais da vida e à ganância humana em busca do poder e da “Fama” e é exatamente a ultrapassagem dos “vedados términos”, ou seja, as conseqüências causadas pela corrida espacial que condena a voz do Velho do Restelo.
Resumo. As palavras proferidas pelo velho do Restelo no canto IV da epopeia Os lusíadas (1572), de Camões, integram um dos episódios mais comentados do poema.
O Velho do Restelo é variamente interpretado como símbolo dos pessimistas, dos que não acreditavam no sucesso da epopeia dos Descobrimentos Portugueses, e surge na largada da primeira expedição à Índia com avisos sobre a odisseia que estaria prestes a acontecer: No episódio, narra-se a partida de Vasco da Gama aos ...
OS LUSÍADAS | CANTO 4 | VELHO DE RESTELO | PONTOS PRINCIPAIS
Que previsão o Velho do Restelo faz?
É o alerta do perigo de entrar sem autorização nos reinos a serem conquistados, profetizando os resultados inevitavelmente desastrosos que da aventura resultariam. A exortação do Velho do Restelo manifesta a consciência dos riscos e dos males que o Império traria consigo, pondo em causa todo o projeto expansionista.
Adamastor, personificação do Cabo das Tormentas ou Cabo da Boa Esperança, anuncia profeticamente os infortúnios que recairiam sobre os portugueses que ousassem trafegar uma nova rota marítima de acesso à Índia.
Qual a crítica feita pelo Velho do Restelo nas estrofes transcritas?
As estrofes transcritas em "O Velho do Restelo", contidas em "Os Lusíadas" de Luís de Camões, fazem uma crítica à ideia do Antropocentrismo, um aspecto fundamental do Renascimento.
Publicada em 12 de março de 1572, há 450 anos, a célebre criação do poeta Luís Vaz de Camões (nascido provavelmente no ano de 1524 e morto provavelmente em 1580) é formada por dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos, todos em oitavas decassilábicas, sempre arranjados em um esquema rímico fixo.
Qual é a mensagem principal do livro O Velho e o mar?
Paciência diante de dificuldades quase intransponíveis, sabedoria e persistência são elementos que lhe garantem sobrevivência diante do trágico. Embora tenha conseguido provar aos outros sua capacidade como bom pescador, o velho tem a visão nítida de como é sua vida.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O Velho do Restelo é uma das personagens d'Os Lusíadas, do grande Camões. Teremos de ir até ao Canto VI. Esse Velho representa a voz da razão contra a ambição desmedida, contra esses que ambicionam partir em expedição para a Índia.
a) O poeta português adota a medida nova nesse soneto, ou seja, versos decassílabos. Cada verso possui dez sílabas métricas, que é uma característica dos versos decassílabos introduzidos no Classicismo português.
Que aspectos dessas personagens são descritos com mais ênfase pela narradora nesses parágrafos?
c) Que aspectos dessas personagens são descritos com mais ênfase pela narradora, nesses parágrafos? A narradora enfatiza aspectos como a aparência física, os comportamentos e as atitudes das personagens, além de destacar suas emoções e sentimentos em relação umas às outras.
Seu castigo se constitui como uma forma de redução de sua epicidade, já que seus feitos não resultaram em nada positivamente grandioso e digno o bastante para serem cantados e lhe garantir fama.
Na continuação do episódio, o narrador mostra-nos como este gigante tem uma fraqueza, um amor impossível, mostrando que até o mais poderoso ser padece dessa doença benigna que é o amor. A sul do Cabo Bojador erguia-se um conjunto de lendas e superstições que a imaginação criara a partir do mundo desconhecido.
Pode ser em primeira pessoa ou em terceira pessoa. O foco narrativo em primeira pessoa ocorre quando o narrador participa da história, sendo um dos personagens dela. O foco narrativo em terceira pessoa ocorre quando o narrador não participa da história, sendo uma voz externa.