No caso de grandes concentrações de lama, algas ou outras impurezas, a dispersão muda e o azul desaparece. O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos).
Outro ponto que favorece a formação de águas cristalinas no local são as correntes marítimas. Por conta do formato da Ilha, elas são longas e não trazem tanta turbidez para a água, diferente dos costões, onde o mar acaba batendo mais forte. Essa mesma questão também influencia na temperatura do mar.
Com poucas frentes frias e a falta de chuvas, o mar está muito calmo e sem ondas. "A onda também suspende os sedimentos do fundo. Se não tem onda, fica aquele mar sem partículas em suspensão, sem areia fazendo essa suspensão, e a água fica ainda mais cristalina", acrescenta.
A dessalinização é o processo através do qual se eliminam os sais minerais dissolvidos na água. Atualmente, tal processo, aplicado à água do mar, é um dos mais usados para obter água doce para consumo humano ou agrícola.
A cristalinidade da água está relacionada ao equilíbrio químico, como alcalinidade, pH, dureza cálcica na faixa ideal, mas se não houver residual de cloro na faixa entre 1 e 3ppm, favorecemos o desenvolvimento de algas e turbidez, além de tornarmos o ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e insetos ...
Fenômeno de bioluminescência faz parecer que as constelações foram jogadas do espaço para o mar
O que faz a água ficar tão transparente?
Mas, quando a luz atravessa grandes distâncias, como águas profundas, o tom azul é percebido. Se a água em um copo é transparente, como a gente a vê? Quando a luz atinge a superfície da água, acontece uma brusca mudança na fronteira entre ar e água, o que causa uma reflexão da luz para todos os lados.
Ele faz essas partículas se unirem, acumulando a sujeira em flocos, no fundo, para ela ser aspirada pelo filtro. A recomendação é usar o clarificante quando a água da sua piscina estiver turva ou esbranquiçada. Ele também pode ser usado uma vez por semana de forma preventiva.
Este fenômeno é chamado de bioluminescência. Ele é provocado por organismos unicelulares microscópicos: os dinoflagelados, que liberam luz por meio de uma reação química. Qualquer movimento na água produz esse efeito.
Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade! A grande quantidade de sal no Mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
A paisagem das Maldivas é dominada por recifes de corais, que formam as ilhas e os atóis do arquipélago. Esses recifes funcionam como uma barreira natural, amortecendo as ondas e criando lagunas de águas excepcionalmente calmas e transparentes.
Em relação à radiação visível, a água é uma substância bastante transparente, isso é, a luz propaga-se em seu interior sem sofrer grandes absorções, e é por isso que a tonalidade azul da água só pode ser observada em grandes profundidades.
No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar. Quando o mar está calmo, a tendência é que sua superfície siga o mesmo caminho.
Reduzir o consumo de copos, pratos, talheres ou garrafas de plástico. Comprar comida a granel e evitar os produtos que tenham embalagens de plástico. Substituir os recipientes de plástico pelos de metal ou vidro. Evitar o uso de cosméticos que tenham em sua composição microesferas de plástico.
Renuncie à água sanitária e produtos químicos, escolhendo produtos de limpeza não tóxicos e detergentes com baixo teor de fosfato. Altos níveis de fosfato nos sistemas de água podem causar proliferação de algas que empobrecem as águas de oxigênio, o que faz com que a vida marinha se sufoque e acabe morrendo.
"São vários plânctons que produzem bioluminescência através de sistemas diversos. [Ocorre] pelo turbilhonamento e elevação da oxigenação, que acaba ocasionando esse brilho, principalmente nas áreas de arrebentação", disse Souto.
O brilho azul fluorescente causado por bilhões de algas unicelulares ou plânctons vegetais (Noctiluca Scintillans), é resultado de um processo de oxidação.
Deve manter sempre o equilíbrio dos componentes químicos, nomeadamente do PH, da alcalinidade, do cloro, mas se realmente quer ter a sua água cristalina, nós indicamos o uso de cloradores flutuantes. Este é um tratamento mais eficaz contra bactérias e que necessita de menos trabalho.
A razão do fenômeno é a alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina.
O cloro é um produto indispensável para evitar que a água fique turva. No entanto, a sua ação fica comprometida quando existe desequilíbrio do pH. O ideal é que ele se mantenha entre 7,0 e 7,4. Por isso, uma das formas de acabar com a turbidez é medir constantemente o pH e corrigi-lo quando necessário.