Desgaste da corrente por conta do uso regular, resultando em uma folga excessiva; Ajuste inadequado da tensão da corrente durante a instalação ou manutenção; Desgaste de outros componentes como o pinhão e a coroa; Falta de lubrificação, afinal esse é um passo basilar para a redução do atrito e desgaste.
Com o uso da moto, acontece o desgaste nos elos da corrente que, com o tempo, aumenta o comprimento dela e a sua folga vertical. Então, sempre que a folga exceder o limite tolerável, é necessário mover a roda traseira para trás para aumentar a distância entre o pinhão e a cora.
O que fazer quando a corrente da moto está frouxa?
Com a porca solta, gire a roda traseira para frente até encontrar o ponto de maior tensão na corrente. Em seguida, aperte os parafusos de ajuste da corrente localizados nas laterais da balança traseira usando uma chave Allen. Certifique-se de fazer o ajuste em ambos os lados da balança para manter a corrente reta.
Primeiro, coloque a moto em ponto morto e apoiada no pé de descanso. Então, tire a pressão da porca do eixo central da roda - não é preciso soltar completamente, apenas afrouxa-la. Em seguida, mova a corrente lentamente para baixo e para cima.
O que acontece se andar com a corrente da moto frouxa?
Em algumas situações, a corrente da moto frouxa pode soltar e travar a roda traseira, o que é extremamente perigoso. É muito importante observar cada vez que passa no mecânico, mesmo que para trocar o óleo, se a corrente da moto está frouxa.
Qual a folga da corrente da moto? Aprenda a verificar
O que deixa a moto frouxa?
Volume de óleo
Tanto a falta como o excesso de óleo no motor podem comprometer sua potência. Na primeira situação, acontece a falta de lubrificação que, por sua vez, não atuam como deveriam. Já no segundo caso, o óleo, em excesso, pode chegar à câmara de combustão, e isso prejudica a queima da mistura ar combustível.
O retentor da corrente da moto é importante para manter a lubrificação dentro dela. Ele forma uma vedação entre os elos e impede que os compostos lubrificantes saiam com facilidade do equipamento.
Quando devo trocar as correntes da moto? O tempo de desgaste do kit relação é bastante variável e depende muito dos cuidados de manutenção. A recomendação para um uso normal é trocar a partir dos 20.000 quilômetros. Caso você perceba algum problema ou um comportamento estranho, é bom dar uma checada.
Em motos com contra-porcas em seus ajustadores de corrente, use uma chave de fenda específica, como a do tipo inglesa, para segurar o ajustador no lugar enquanto solta a contraporca.
O que acontece se eu não lubrificar a corrente da moto?
Além do desgaste da corrente, os dentes da coroa e do pinhão da transmissão também se degradam. Esses três elementos transmitem o movimento da caixa de câmbio até a roda da moto, por isso ficam sempre diretamente expostas a sujeiras e detritos que vêm do chão.
“Quando o motor atinge certa temperatura no funcionamento, estes componentes metálicos se dilatam. Depois de desligado, começam a se resfriar e se contrair, gerando pequenos deslocamentos abruptos , causando os característicos estalos”, explica Sabeu.
Um dos sinais de que é hora de trocar a relação da moto é o desgaste perceptível nas peças. Isso pode incluir dentes arredondados na coroa e no pinhão ou elos esticados na corrente. Um exame visual cuidadoso pode revelar esses sinais, indicando a necessidade de substituição.
Com o uso, a corrente da sua moto vai inevitavelmente esticar e criar folga, o que pode aumentar o risco de acidentes se não for corretamente ajustada. É importante verificar a folga da corrente regularmente, pressionando-a para baixo para ver quanto ela cede.
Folga ocorre quando há um desgaste excessivo entre as partes de um ativo. Ela pode acontecer no giro, pelo afastamento excessivo entre elementos fixos e de rotação; ou sem giro, em partes que normalmente são estacionárias, como um pé e uma base, por exemplo.
Para o efeito recomendamos a utilização do WD-40 Specialist® Moto Limpa Correntes. Aplica o spray e, em seguida, esfrega cuidadosamente com uma escova de dentes velha.
- Você deve acrescentar graxa entre cada 500 a mil quilômetros. Uma limpeza profunda ou a remoção da graxa toda deve ser feita entre cada 6 mil a 8 mil quilômetros. Alguns mecânicos recomendam fazer isso depois de cada exposição à chuva.
Falando de modelos populares, uma moto city de 160 cm³ tem seu kit de corrente por cerca de R$ 150. Já em uma scooter que tem a correia de fábrica, esse valor pode chegar a R$ 350. E para quem pensa em adaptar a sua moto corrente para correia, o valor ainda é bem maior. Os preços podem facilmente passar de R$ 1.000.
Isso acontece por ação direta do contato dos resíduos com os componentes ou porque eles diminuem a lubrificação da transmissão. Seja como for, quanto maior o atrito, maior o desgaste do conjunto.
O que acontece se a corrente da moto estiver muito frouxa?
Pilotar com a corrente da moto frouxa pode ser extremamente perigoso, pois isso pode causar os seguintes efeitos: Instabilidade, causando sensação de “batida” ou “salto” durante a condução, especialmente nas acelerações ou desacelerações bruscas.
De acordo com a maioria dos fabricantes e especialistas, a corrente da moto deve ser inspecionada regularmente, especialmente após 500 a 1000 km de uso.
O regulador/ esticador de corrente Viper Street foi desenvolvido para substituir o regulador de corrente original, este acessório não apenas otimiza a funcionalidade, mas também acrescenta um toque esportivo ao visual da sua moto.
Por fim, devemos evitar que a corrente fique “folgada” ou esticada demais. Ela deve estar sempre na tensão certa para não desgastar a coroa e o pinhão (que junto com a corrente completam o conjunto).
Qual o número da chave para esticar a corrente da moto?
Para realizar uma operação como a do ajuste da tensão da corrente, o ideal é ter ferramentas mais parrudas, e a primeira delas é a chave de boca. Na Honda CG a medida da porca é 17mm tanto no eixo da roda dianteira quanto na traseira, mas tal medida varia de um modelo de moto para outro.