A função LookupValue no Power BI é uma poderosa ferramenta que permite buscar valores específicos em uma tabela com base em critérios definidos. Essa função é especialmente útil ao lidar com conjuntos de dados grandes e complexos, onde é necessário localizar informações específicas de forma eficiente.
A função LOOKUPVALUE é utilizada para buscar valores entre tabelas que tenham uma chave em comum, sem necessidade da existência de relacionamento entre essas tabelas, o que torna “confortável” seu uso por iniciantes que ainda não dominem o conceito de relacionamentos no Power BI.
Esta função não pode ser usada para retornar valores em uma célula ou coluna em uma planilha; em vez disso, você pode usá-la como uma função intermediária, aninhada em uma fórmula, para obter uma lista de valores distintos que podem ser contados ou usados para filtrar ou somar outros valores.
A função PROCV ou VLOOKUP é utilizada para pesquisar um valor específico em uma tabela ou matriz de dados e retornar um valor correspondente a partir de uma coluna específica.
1 serve para encontrar uma correspondência exata ou o próximo valor maior que a chave_de_pesquisa . -1 serve para encontrar uma correspondência exata ou o próximo valor menor que a chave_de_pesquisa . 2 serve para encontrar uma correspondência de caracteres curinga.
Função LOOKUPVALUE no Power BI - PROCV no Power BI
Como usar a função Lookup?
Na barra de fórmulas, digite “=Vlookup(” e pressione a tecla Enter. Isso abrirá a função Vlookup para que você possa começar a preenchê-la com os parâmetros necessários. No primeiro parâmetro da função, digite o valor que você deseja pesquisar na tabela.
Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.
A principal diferença das duas funções neste parâmetro, é que no VLOOKUP (PROCV), a pesquisa deveria encontrar-se na primeira coluna da tabela. Quanto ao XLOOKUP (PROCX), isto não é necessário, e devolve-nos o valor à esquerda, ou pode fazê-lo até devolver a última ocorrência.
Utilize PROCV quando precisar encontrar itens em uma tabela ou um intervalo por linha. Por exemplo, procurar o preço de uma peça automotiva pelo número da peça ou encontrar o nome de um funcionário com base na ID do funcionário.
A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada). *Se omitido, PROCX retornará as células em branco que encontrar em lookup_array.
É a função CALCULATE que modifica o contexto de filtro usando a função REMOVEFILTERS, que é uma função de modificador de filtro. Ela remove filtros da tabela Sales Order, coluna Channel.
O DAX é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula, ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores. Resumindo, o DAX ajuda você a criar novas informações de dados já presentes em seu modelo.
Qual das funções abaixo é muito utilizada para manipular totais em tabelas para mostrar outro valor?
SUMX: Esta função é usada para somar os valores de uma tabela ou coluna filtrada. Ela é útil para calcular subtotais e totais de vendas por categoria, por exemplo.
Para que serve a função substituir valores no Power query?
Em Power Query, você pode substituir um valor por outro valor em uma coluna selecionada. Você pode substituir valores específicos ou todo o valor em uma célula. Substituir valores em uma consulta não edita a fonte de dados externa de forma alguma.
Inicialmente dê um clique sobre a célula que receberá a cidade do funcionário e abra a função VLOOKUP: Você deve informar o Lookup_value, ou seja, o nome do funcionário, portanto, clique na célula em questão. Assim que você pressionar a tecla Enter veja o resultado!
Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.
A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.
Procura um valor e retorna um valor correspondente na mesma linha, mas a partir de uma coluna diferente. O valor a ser procurado, que deve estar na primeira coluna da lookup_table.
A função PROCV (VLOOKUP) é uma das funções da categoria de Consulta e Referência mais famosas do Microsoft Excel. Esta função permite localizar um determinado valor, na primeira coluna de uma tabela ou intervalo (matriz), e retornar o valor correspondente numa outra coluna da mesma tabela ou intervalo.
Isso pode acontecer ao se digitar erroneamente o argumento col_index_num ou ao se especificar acidentalmente um número menor que 1 como o valor de índice (uma ocorrência frequente se outra função Excel aninhada na função PROCV retornar um número como "0" como o argumento col_index_num).
Considere usar ÍNDICE/CORRESP em vez disso. ÍNDICE e CORRESP são boas opções para muitos casos em que PROCV não atende às suas necessidades. A maior vantagem de ÍNDICE/CORRESP é que você pode pesquisar um valor em uma coluna em qualquer lugar na tabela de pesquisa.
O que significa VLOOKUP retorna um intervalo fora dos limites?
- VLOOKUP retorna um intervalo fora dos limites. Se o objetivo for verificar que o contido na célula I1443 existe na coluna C do intervalo importado, use a fórmula abaixo, caso o pesquisado exista ele será devidamente retornado. Caso não seja na coluna C é só substituir na fórmula pela coluna desejada.
A causa mais comum para o erro #N/D se deve às funções PROCX, PROCV, PROCH, PROC ou CORRESP, quando uma fórmula não consegue encontrar um valor de referência. Por exemplo, seu valor de pesquisa não existe nos dados de origem.