A formação excessiva de gelo pode ser causada por diversos fatores, como uma temperatura muito baixa, um problema com o termostato, vedação inadequada da porta ou até mesmo um defeito na própria geladeira.
Um termostato em temperatura muito baixa quando há pouca coisa armazenada no refrigerador pode congelar o que está dentro dela, principalmente nas prateleiras superiores. Pode ser também que o termostato esteja com defeito, já que ele controla quando o motor da geladeira para de gelar.
O que pode ser quando a geladeira para de gelar do nada?
Se sua geladeira parou de gelar, pode ser devido ao tempo de uso, ou por um problema em alguma peça e a geladeira acaba parando de gelar. A borracha de vedação da geladeira pode com o tempo ficar desgastada e atrapalhar a porta de se fechar completamente e facilitar a saída de ar.
Se estiver com defeito ou bloqueado, o ar frio pode não circular adequadamente, resultando em temperaturas elevadas. Problemas com o compressor: o compressor é o coração do sistema de resfriamento. Se a geladeira não gela, pode não estar bombeando o refrigerante de forma eficaz.
Geladeira congelando tudo, com muito gelo. Saiba o porquê?
Como saber se acabou o gás da geladeira?
Barulhos estranhos: quando o gás está vazando ou em quantidade baixa, podem haver ruídos incomuns, como chiados e estalos vindos da geladeira. Acúmulo de gelo no freezer: o nível inadequado de gás refrigerante pode levar ao acúmulo de gelo no evaporador do freezer.
Verifique o funcionamento do motor -compressor do equipamento e aguarde um tempo aproximado de 10 minutos. Observe o tubo que liga na parte traseira ou traseira da geladeira e verifique se está esquentando , pois é sinal de que tem gás .
Esvazie sua geladeira e deixe-a desligada por 24 horas, para drenar qualquer possível bloqueio de gelo por dentro. Depois disso ligue-a novamente. Persistindo a falha na saída de ar, procure nossa assistência técnica mais perto da sua casa para resolver; do contrário, continue por aqui.
Ele nos explicou que o gás da geladeira tem que durar no mínimo 15 anos, uma geladeira nova, como a nossa não deveria ter esse problema, geladeira com 3 anos de uso.
Como saber se o termostato da geladeira está com defeito?
Temperatura irregular: o refrigerador pode estar muito frio ou quente, apesar das configurações adequadas, o que indica problemas com a peça. Você pode realizar um teste, ao girar o termostato até o máximo e notar se o compressor é acionado ou não. Se ele não for iniciado, o problema deve ser o termostato.
Falta de resfriamento, barulhos persistentes ou até mesmo alterações na qualidade dos alimentos podem ser notados quando a geladeira está com algum defeito.
Isso pode acontecer quando a porta do freezer não está completamente fechada. Veja se tem algum objeto impedindo o fechamento dela e reorganize os alimentos se necessário. Lembre-se de que a formação de gelo acontece por acúmulo indevido de umidade no freezer ou na geladeira.
Se a sua geladeira está congelando tudo, é possível que haja um problema com o termostato. O termostato é responsável por manter a temperatura da geladeira em um nível adequado e, se estiver com defeito, pode fazer com que a geladeira fique muito fria e congele os alimentos.
A maioria delas fica nas paredes do fundo do eletrodoméstico e são fendas estreitas por onde o ar frio circula. Como o ar que sai desses espaços é muito gelado, é possível que acabe congelando os alimentos que ficam encostados ou até mesmo bem próximos.
Problemas comuns incluem falhas no sistema de circulação de ar, bloqueio das saídas de ar, ventilador interno com defeito, acúmulo excessivo de gelo no evaporador ou termostato com problemas. Verificar esses componentes pode ajudar a identificar a causa. O freezer está funcionando, mas a geladeira não gela.
Esse gás ou fluido refrigerante é importante pois é ele que permite que todo esse sistema fique funcionando adequadamente de forma contínua. Se o gás acabar ou estiver vazando, a geladeira também para de funcionar.
Como saber se o compressor da geladeira está com problema?
Entretanto, é recomendável chamar um técnico para verificar e resolver o problema. Sinais comuns de problemas com o compressor incluem a geladeira não refrigerar adequadamente, ruídos incomuns, funcionamento contínuo sem desligar e aquecimento excessivo.
certifique sempre se o compressor tá tremendo. se ele não tiver tremendo é porque ele não tá ligado. por isso que a geladeira não vai gelar. mas aqui a dica é sobre acabou o gás ou não acabou.
Geladeira tem dificuldade para atingir as temperaturas adequadas: se a geladeira demora muito para esfriar os alimentos, provavelmente o seu gás está acabando; Vazamentos: quando aparecem manchas de óleo e cheiro estranho ao redor da geladeira, pode haver vazamento de gás.
O que pode ser quando a geladeira só gela o congelador e não gela embaixo?
O que pode acontecer é a falta parcial de gás, ou o filtro secador ficar entupido, esse filtro localiza-se logo na saída da condensadora, ele fica parcialmente entupido (sujeira), deixando passar apenas uma parte do gás, gerando uma paralisação da placa fria dentro da geladeira.
Como fazer a geladeira voltar a gelar? Confira algumas soluções práticas para garantir que a sua geladeira consiga gelar adequadamente: Verifique a vedação da porta: inspecione a borracha da porta para garantir que ela esteja em boas condições e que a porta feche corretamente.
Quando a geladeira está gelando pouco, o que pode ser?
Pois, a causa pode ser desde um simples acúmulo de gelo impedindo a circulação do ar frio até um problema mais complexo como falha no termostato ou no motor. A primeira medida é verificar se há excesso de itens armazenados, o que pode bloquear as saídas de ar.
Alguns estudos indicam que o gás pode durar de 10 a 16 anos, caso a geladeira tenha cuidados periodicamente, mas como é impossível precisar esse tempo, fique sempre atento aos sinais. Há pessoas que nunca trocam o gás com geladeiras muito mais velhas que esse idade, mas, nesse caso, é praticamente um caso de sorte.