Sim, você pode perder o benefício do Fies devido reprovação. Para manter o financiamento, é necessário ter pelo menos 75% de aproveitamento nas aulas. Se o aluno tiver baixo rendimento sem justificativa por mais de duas vezes consecutivas, ele pode estar sujeito à perda do benefício.
Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.
Uma vez incluído no FIES Social, se o estudante sair da lista do cadastro único, ele perde o direito ao FIES Social? Não. Uma vez enquadrado no público do FIES Social, não será realizada nova verificação e o estudante permanece como FIES Social até o fim do contrato.
Impedido de Estudar Porque Conseguiu FIES - Posso Perder o FIES ?
Quais os tipos de encerramento do Fies?
Ao estudante é permitido realizar amortizações ou liquidar o contrato a qualquer tempo, porém não é possível alterar o tipo de encerramento escolhido. Os estudantes que desejam realizar o encerramento devem fazer logon no SIFES e escolher no menu principal a opção Contrato FIES > Manutenção > Solicitar Encerramento.
Sim, você pode perder o benefício do Fies devido reprovação.
Para manter o financiamento, é necessário ter pelo menos 75% de aproveitamento nas aulas. Se o aluno tiver baixo rendimento sem justificativa por mais de duas vezes consecutivas, ele pode estar sujeito à perda do benefício.
Caso o estudante perca os prazos para o aditamento Fies, é preciso procurar a CPSA da faculdade com urgência para resolver o problema, pois poderá ter o seu financiamento cancelado.
O texto propõe uma alteração na lei que criou o Fies (Lei 10.260, de 2001), permitindo um abatimento mensal de 1% da dívida — até o limite de 50% —, incluindo os juros, para todos os servidores públicos que utilizaram o fundo para financiar sua graduação. O primeiro desconto ocorrerá após um ano de trabalho.
O que acontece se não pagar o FIES depois de formado?
O que acontece se as parcelas do FIES não forem pagas? Se as prestações do FIES não forem pagas, o estudante fica inadimplente, como acontece com qualquer dívida que não é paga. Com isso, ele pode ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito e pode ser acionado judicialmente para o pagamento da dívida.
Autor. Estudante com aproveitamento acadêmico inferior a 75% por mais de dois semestres pode ser excluído do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), decidiu o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
A reprovação de candidatos pré-selecionados no Fies, por não formação de turma no período inicial do curso, uma vez o candidato identificado como ingressante, será novamente pré-selecionado na melhor opção disponível, desde que alguma das outras opções de curso/turno/local de oferta possua vaga disponível, sempre ...
A utilização do financiamento poderá ser suspensa temporariamente por até quatro semestres consecutivos, por intermédio de solicitação do estudante e, a seguir, validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local de oferta de curso.
De acordo com as regras estabelecidas pelo estado, os estudante que não atingirem desempenho acadêmico de 75% geral, terão seu financiamento cortado, isso significa que o aluno deve passar em 75% das matérias do semestre específico.
O relatório está disponível para acesso dos usuários das Instituições de Ensino com perfil “mantenedor”, “IES” ou “campus” no SIFESweb na opção na opção Consultas>Relatórios novo Fies>Relatório de estudante com contrato encerrado.
“Estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no CadÚnico vão poder financiar 100% das mensalidades em universidades particulares. É o FIES Social, novo golaço do Governo Federal que vai beneficiar até 100 mil pessoas apenas este ano”, escreveu.
Sim! O financiamento estudantil do governo federal é pensado para a primeira e segunda graduação. Por isso, é possível tentar o Fies para financiar sua segunda graduação.
Para as pessoas que possuem nome negativado é possível conseguir uma oportunidade de ingressar no ensino superior por meio do FIES. Isso acontece porque desde 2013, o contratante FIES não é obrigado a comprovar a "idoneidade cadastral", ou seja, se tem nome sujo.
Embora pareça simples e ágil, para finalizar o cancelamento você deve ir até a agência bancária na qual assinou o contrato. Após sua anulação ser feita online, o sistema do FIES irá informar o prazo para você efetuar esse processo presencial. Depois de tudo acertado, a suspensão do contrato será feita oficialmente.
A suspensão do FIES foi uma alternativa criada durante o período de pandemia de covid-19 para quem não podia manter o pagamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Naquela fase, as parcelas puderam ser suspensas temporariamente.
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. Nos aditamentos simplificados, em que os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta entrar no sistema e fazer a alteração.
Ou seja, quem tem FIES pode financiar imóvel na Caixa Econômica Federal, desde que o mutuário se enquadre às regras do banco e respeite o limite de renda para dois financiamentos simultâneos.
A Justificativa de Reprovação deverá ser feita através do protocolo online no Portal do aluno do UniRios, no período de 25 a 09/07/2024. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (75) 3501-0777.
O que acontece se eu não pagar o Fies? Uma dúvida muito comum de estudantes é sobre o que acontece caso não pague o Fies e em relação à perda do diploma. Mas, calma! Você não vai perder seu diploma da faculdade ou será impedido de exercer sua profissão por conta disso.