Normalmente, qualquer usuário pode abrir qualquer porta acima de 1024. Por exemplo, um usuário poderia colocar um servidor na porta 8080, que é usada com bastante frequência para executar proxies da web, ou na 1080, onde geralmente se encontra um servidor SOCKS.
Para isso, é possível utilizar o comando “netstat -oa” no terminal do Windows, que exibe a lista de conexões ativas juntamente com o seu PID, que é o identificador da conexão. Através do PID, é possível identificar a aplicação em questão e finalizá-la.
Para verificar se uma porta esta aberta acesse o site:
Verifica se porta 80, porta 25, porta 8080 esta aberta. Lembre-se: alguns provedores de internet bloqueiam as portas 80, 25 por padrão, forçando a migração para um plano mais caro.
Normalmente, qualquer usuário pode abrir qualquer porta acima de 1024. Por exemplo, um usuário poderia colocar um servidor na porta 8080, que é usada com bastante frequência para executar proxies da web, ou na 1080, onde geralmente se encontra um servidor SOCKS.
Resolvendo problema de porta 8080 que já esta em uso - Java Spring boot
Como matar a porta 8080?
Comando PKILL
Outro comando que pode ser usado caso tenha dificuldade com o 'kill' é o 'pkill', que é uma vertente do comando kill onde você pode especificar o nome do processo ou um padrão para encontrar o processo. Por exemplo: Você está com o WhatsApp travado no seu computador e não consegue encerrá-lo.
Pressione o botão Pesquisar na barra de tarefas, digite configurações e depois selecione Configurações. Selecione Rede e Internet. O status da rede aparecerá na parte superior da página de configurações.
Como saber se a porta 8080 está sendo usada no Linux?
Podemos verificar que a porta está em uso por um processo Java, o qual tem como PID (identificador do processo) o número 14921. Para matar o processo que está escutando a porta 8080 basta copiarmos o número do PID obtido no passo anterior e executar o seguinte comando no terminal.
Geralmente, os ataque de amplificação SSDP são formados por pacotes UDP que se originam na porta 1900. O protocolo SSDP é responsável por permitir que dispositivos plug and play (ligar e usar) sejam descobertos em uma rede local, como impressoras, TV's, câmeras, mouse e pendrive.
Porta 9100. O método de impressão Raw TCP/IP é usado para abrir uma conexão TCP no soquete da Porta 9100, para transferir um arquivo pronto parar impressão para a área de armazenamento de entrada da impressora.
"As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS".
Ao usar o comando “netstat -a”, você verá um monte de variações de endereços IP com números de portas anexadas a eles. As portas são sempre exibidas com o endereço IP na frente delas. Se seu endereço IP for 255.255.255, a porta do IP será algo como 255.255.255:46664 (no caso, “46664” é o número da porta).
Para saber o PID do processo que está utilizando a porta 80 basta abrir um prompt de comandos (cmd) e executar o seguinte comando: 'netstat -ao' para listar as conexões e portas que estão sendo utilizadas e também o processo que está utilizando a porta.
As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras. Por exemplo, o meu tomcat sobe na porta 8080. Quando coloco dois serviços na minha máquina, um sobe na 8080 e o outro na 8081.
Basta digitar “ping”, o endereço do site (pode ser o IP ou o endereço completo) e pressionar Enter. O Windows envia alguns pacotes para a página indicada e aguarda a resposta.
Você pode saber se um site está usando a porta 443 observando o URL na barra de endereço do seu navegador. Se o URL começar com HTTPS, o site está usando a porta 443. Se o URL começar com HTTP, o site está usando a porta 80.
Port 110 - Post Office Protocol version 3 (POP3) Protocolo utilizado para acesso remoto a servidores de e-mail. Permite o download das mensagens para a máquina local.