A exposição a condições de vida mais estressantes, menor acesso a alimentos saudáveis e falta de cuidados com a saúde são alguns dos fatores que contribuem para uma menstruação mais cedo.
Uma das razões é que o tecido adiposo, a gordura, produz um hormônio chamado leptina, que atua no Sistema Nervoso Central e estimula o hipotálamo a começar a puberdade mais cedo", afirma Antonini.
A primeira menstruação, chamada de menarca, é esperada entre os 9 e 15 anos de idade. Quando acontece antes disso, aos 8 anos ou menos, é considerada precoce.
É nesse processo de amadurecimento que ocorre o aumento gradual na secreção de determinados hormônios, que começa em torno dos 8 anos de idade. A menarca, nome dado à primeira menstruação, ocorre geralmente entre 11 e 16 anos. A partir dela, todo mês o corpo feminino se prepara para a fecundação do óvulo.
Geralmente, a primeira menstruação chega entre 10 e 15 anos de idade. Não há data certa para tal evento, uma vez que cada corpo tem o próprio tempo de evolução e amadurecimento. Além disso, há alguns fatores que podem contribuir para a menarca mais cedo, ou mais tarde, dentro dessa faixa etária.
A menstruação pode começar uma semana antes devido a uma mudança no seu estilo de vida, exercício físico intenso, doença ou estresse. No entanto, às vezes acontece sem motivo, e isso ainda não é necessariamente anormal. Então, se você menstruar uma semana antes, tente não se preocupar.
Mas, de fato, uma má alimentação com produtos industrializados, açucarados e com conservante pode interferir na puberdade e antecipar em até cinco meses a menstruação. “Os alimentos ultraprocessados e com conservantes causam uma alteração metabólica na criança com uma resistência à insulina.
Os hormônios começam a aumentar no corpo a partir de 8 anos de idade e, por volta dos 10 anos, as meninas vão passar pelo aparecimento das mamas - a chamada telarca. Depois começam a aparecer os pelos e, entre 11 e 14 anos, elas passam pela menarca - a primeira menstruação.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
O corpo muda depois da primeira menstruação? Sim. Embora as primeiras transformações comecem antes da menarca, elas continuam logo depois. O ciclo hormonal pode mudar a forma como a gordura do corpo é distribuída, há o crescimento do útero, da genitália, o espessamento dos pelos e pode haver aparecimento de acne.
Quais são os sinais que a menstruação está chegando?
Sintomas físicos: aumento, sensibilidade ou inchaço das mamas; inchaço no corpo; aumento do volume abdominal; obstipação (intestino preso); aparecimento de acne e cólicas menstruais. Sintomas psicológicos e emocionais: mudanças de humor; tristeza; irritação; ansiedade; crises de choro e alterações no apetite.
O mais comum, no entanto, é que ela tenha o que os médicos chamam de causa central, que é quando o cérebro - por motivos variados que nem sempre ficam claros - está liberando os hormônios antes do tempo. Há também um fator de risco, que pode aumentar as chances da puberdade ser adiantada: a obesidade infantil.
Antes da menstruação: Corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, contando que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo.
Após a menarca ocorre uma desaceleração progressiva do crescimento , mas ela ainda cresce em torno 7-8cm . A velocidade de crescimento antes acelerada (estirão) vai gradativamente diminuindo, mas esse crescimento se estende por cerca de mais 3-4 anos.
As meninas que menstruarem antes da idade mediana de 12,6 anos, provavelmente crescerão mais do que a média de 6 ou 7cm, e por mais tempo até atingirem sua estatura final.
Qual a idade máxima para menstruar pela primeira vez?
Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca.
O que acontece quando a menina menstrua muito cedo?
O estudo destaca algumas implicações para a saúde associadas à menarca precoce. Entre os principais, menciona-se um risco ligeiramente maior de doenças cardiovasculares na vida adulta e aumento na incidência de certos tipos de câncer, como o de mama e o endométrio.
Você precisa garantir que sua filha conheça os fatos antes de entrar na puberdade; portanto, comece a discutir a puberdade e a menstruação a partir dos 7 ou 8 anos de idade. Se ela já começou a mostrar os primeiros sinais da puberdade, certamente é hora de conversar.
As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...
Portanto, caso aconteça a puberdade precoce, antes da variação normal de início da puberdade, a primeira menstruação também acontecerá antes do indicado. “Menstruar aos 10 anos não tem nada de anormal, está dentro da variação, só está antes da média no país.