O tártaro no dente é causado pela deposição de minerais que existem na saliva em uma placa bacteriana, levando a sua mineralização. É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral.
O tártaro nos dentes nada mais é que um acúmulo de resíduos alimentares endurecido e calcificado causado pela higienização incorreta. Quando não escovamos os dentes corretamente, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga certos tipos de bactérias.
Normalmente, o tártaro no dente é resultado do acúmulo de placa bacteriana que se fixa na estrutura dental. Assim, além de prejudicar a estética, essa condição também pode levar a problemas mais graves, como a doença periodontal.
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana, uma mistura de resíduos de alimentos, saliva e bactérias “ruins”. Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro.
O que causa tártaro no dente? O acúmulo de tártaro ocorre quando o biofilme macio acumulado que se forma nos dentes todos os dias pega cálcio e outros elementos minerais presentes na saliva e nos alimentos ingeridos e depois endurece a superfície do dente.
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
É fundamental escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e um creme dental rico em flúor. Também é muito importante escovar a língua porque ela acumula resíduos e prolifera bactérias. Outra medida essencial é usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.
Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.
Em quanto tempo o tártaro se forma? Em média não existe um tempo pré definido para que o tártaro se forme. Isso irá depender de alguns fatores. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam alguns elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato.
Higiene oral adequada: A escovação regular, pelo menos duas vezes ao dia, e o uso de fio dental ajudam a remover a placa bacteriana antes que ela se transforme em tártaro. Alimentação saudável: Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido, que podem alimentar as bactérias que causam o tártaro.
O que é pior, tártaro ou cárie? O tártaro quando não tratado deixa espaço para que as bactérias trabalhem e danifiquem a estrutura dos dentes. Dessa forma, quando as bactérias do tártaro crescem elas podem desencadear patologias mais graves e dolorosas como é o caso das cáries dentais.
A recomendação é a básica: escovar os dentes após cada refeição usando uma escova com cerdas macias e cabeça pequena, que consiga alcançar todas as regiões da boca; também usando um bom creme dental.
Porque algumas pessoas têm mais tártaro que outras?
“Todas as pessoas que não escovam corretamente os dentes estão sujeitas a ter formação de tártaro, mas algumas pessoas têm saliva com o PH mais alcalino e uma quantidade maior de minerais que tem uma formação mais rápida do tártaro, principalmente na parte de dentro dos dentes anteriores e inferiores.”
Obviamente, a má higiene bucal contribui muito para o problema, mas uma dieta rica em verduras cruas, frutas e fibras e longe de balas, produtos industrializados e ácidos já melhoraria bastante o problema. O café e o tabagismo também são inimigos declarados da boa saúde bucal.
A formação do tártaro ocorre a partir do biofilme bacteriano que, quando acumulado nas superfícies dentárias por um certo período, sofre o processo de mineralização através da deposição dos minerais presentes na saliva.
É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada. No entanto, uma vez que o cálculo dentário estiver formado, ele só poderá ser eliminado por um(a) especialista no consultório odontológico. “A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e o fio dental.
Normalmente, o tártaro se forma a partir de uma placa bacteriana não tratada, devido à deposição de minerais da saliva, que levam a sua calcificação, sendo mais comum em pessoas que consomem muitos açúcares e não tem uma boa higiene oral. Em caso de suspeita de tártaro, é recomendado consultar um dentista.
O tártaro pode aparecer rapidamente após uma limpeza se a higiene oral não for mantida, permitindo que a placa se forme novamente. Além disso, fatores individuais, dieta inadequada e problemas de saúde bucal podem contribuir para essa rápida formação.
Cremes dentais para controle de tártaro, como o Colgate® Total 12 Saúde Visível, foram desenvolvidos para remover o máximo de placabacteriana e interromper a formação de tártaro após a escovação dos dentes. Considere esses produtos para toda a família.
O que acontece se escovar os dentes com bicarbonato de sódio?
O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.
Além disso, busque uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar. O excesso de doces contribui para o crescimento de bactérias na boca. Escolha uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura, melancia e pera.
A mancha escura na raiz do dente é uma condição conhecida como escurecimento dentário intrínseco. Ela é causada por fatores internos ao dente. Quando perceber esse tipo de mancha, procure imediatamente um dentista. Ele vai direcionar o melhor tipo de tratamento para sua condição, como clareamento ou extração.
A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista. O dentista usa instrumentos especiais para raspar suavemente o tártaro dos seus dentes.