O desgaste do pneu concentrado na parte central pode indicar calibragem excessiva. Se o pneu estiver excessivamente calibrado, a parte central da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e, portanto, se desgasta mais rapidamente do que as bordas.
Dirigir em alta velocidade. Além de ser um perigo extra a quem está dentro do veículo, dirigir em alta velocidade, principalmente em curvas, contribui muito para o desgaste excessivo dos pneus. Você está gastando muito o “ombro” desta peça, reduzindo sua vida útil e dirigibilidade.
Muitas vezes, o responsável por isso é o próprio condutor, quando ele faz, por exemplo, alguma frenagem brusca. Outras possíveis causas desse desgaste são a derrapagem transversal, avaria no sistema de travagem do veículo e o bloqueio dos pneus.
Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário.
Pneu gastando por dentro? Qual o principal motivo?
O que pode fazer o pneu murchar?
O que causa o pneu murcho? Carros podem ficar com o pneu murcho se você não calibrá-los corretamente. O problema também pode ser causado por algum objeto que possa perfurar a banda de rodagem do pneu. Geralmente, o pneu murcho ocorre quando o corte na banda ultrapassa 6mm.
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Gastar os pneus de modo uniforme e por igual ajuda a aumentar a vida útil da peça, portanto você economiza uma grana por, pelo menos, mais algum tempo.
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
O desgaste do pneu pode indicar problemas no alinhamento do veículo. Excesso de cambagem, tanto negativa quanto positiva, podem fazer que as laterais se desgastem mais rápido que o centro.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.
Um dos principais motivos que fazem o carro gastar mais pneu de um lado do que de outro é o desalinhamento das rodas, e são vários os motivos que podem ocasionar isso, como o impacto ao cair em buracos, forçar o veículo contra o meio-fio, além de buchas, batentes e até mesmo molas ou amortecedores danificados.
O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...
O que ocorre é o desgaste das buchas. Geralmente, esse tipo de desgaste ocorre na parte frontal do veículo. Outro fator de desgaste dos pneus é o excesso de ar.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Em geral, os pneus de carro podem durar de 20.000 a 50.000 quilômetros, mas essa faixa pode ser menor ou maior dependendo das condições de uso. A maioria dos fabricantes de pneus recomenda a substituição dos pneus quando a profundidade do sulco do pneu atingir 1,6 mm.
Verifique se os sulcos do pneu atingiram a marca indicadora, caso todos estejam alinhados com a marca significa que o mesmo está careca. Ou seja, a partir do momento em que o pneu atinge sua linha indicadora, podemos considerá-lo como careca.