Evitar alimentos que facilitem o refluxo como doces e chocolates, frituras e gorduras, condimentos e molhos, alho e cebola. Evitar cafeínas. Não se deitar ou fazer esforços abdominais imediatamente após uma refeição; Evitar roupas apertadas.
Inclinações, esforços e levantar objetos pesados pioram os sintomas, assim como a gestação. Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue.
A hérnia de hiato pode ocorrer por fraqueza do diafragma, que permite a passagem de parte do estômago pelo hiato; por traumatismo torácico ou abdominal; ou, ainda, por pressão excessiva e mantida dos músculos adjacentes causada, por exemplo, por tosse, espirros, esforço defecatório ou levantamento de pesos1.
A maioria das hérnias tanto da parede abdominal, quanto as hérnias de hiato ou estômago podem crescer com o passar dos anos. Esse crescimento geralmente é lento. Atividades repetitivas de muito esforço ou aumento da pressão abdominal, bem como ganho de peso podem acelerar um pouco esse processo.
O tratamento da hérnia de hiato é exclusivamente cirúrgico.
Apesar disso, também é possível controlar os sintomas incômodos com opções medicamentosas, principalmente aquelas que reduzem a acidez estomacal e a azia, aliviando os sintomas e as chances de complicações.
A hérnia de hiato, não provoca aumento da barriga. Os sintomas são justificados por alterações na digestão dos alimentos ou na motilidade do trato gastrointestinal que acaba provocando todos esses sintomas de mal estar, inchaço na barriga, sacoedade precoce, excesso de gases.
Esse tipo de hérnia é menos comum, mas pode ser perigosa porque o estômago pode ficar "estrangulado", o que significa que o suprimento de sangue é cortado, gerando nestes casos um alto risco para a vida e necessidade de cirurgia de emergência.
Entretanto, uma das complicações da hérnia de hiato é o refluxo constante que envia ácido do estômago para o esôfago. O excesso de exposição do esôfago ao ácido pode causar esôfago de Barrett. Esta doença é considerada pré-maligna e pode levar a uma alteração nas células, que aumenta a chance de evolução para câncer.
O café e o cigarro aumentam a acidez estomacal. O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
Os principais sintomas de hérnia de hiato são sensação de queimação na garganta e no estômago, dor no peito, vontade de vomitar, arrotos frequentes, dificuldade para engolir e tosse persistente.
Considere ainda evitar bebidas e alimentos fermentados ou que são de difícil digestão, como carnes gordas, creme de leite integral, frutas gordurosas (como abacate), milho verde, queijos fortes e concentrados, nabo, ovo cozido, pimentão.
Abacates e bananas também funcionam bem. Sopas e caldos ajudam a amolecer a abóbora, as batatas (sem as peles), as cenouras e outros vegetais. Evite qualquer coisa fibrosa ou cheia de sementes, como quiabo.
Fazer a última refeição pelo menos 2 horas antes de deitar-se; Adequação da dieta, por exemplo evitando alimentos gordurosos, ácidos e ricos em fibras; Manutenção de um peso corporal saudável; Interrupção do consumo de álcool e do tabagismo.
Também conhecida como hérnia do hiato esofágico, a hérnia de hiato é uma doença que pode causar fortes dores no corpo do paciente, principalmente na região de seu peito.
A hérnia de hiato pode matar? É improvável que a hérnia de hiato possa matar. Em casos muito raros, as hérnias grandes podem causar uma torção no estômago, conhecida como volvo gástrico e que resulta em dor, sangramento ou mesmo perfuração e infecção de tecidos.
A hérnia de hiato por si só não causa dores a princípio. Mas a esofagite ocasionada pelo refluxo gastroesofágico facilitado pela presença da hérnia pode sim levar a um quadro de dor com irradiação nas costas.
O que uma pessoa com hérnia de hiato não pode comer?
O emagrecimento é o conselho principal para se evitar a hérnia de hiato. Comer em excesso e em porções grandes e o consumo excessivo de cafeína, álcool, alimentos gordurosos e frituras inflamam o esôfago.
Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral.
Qual o melhor Anti-inflamatório para hérnia de hiato?
Prefira usar analgésicos como dipirona ou paracetamol, evitando anti-inflamatórios, e procure um cirurgião geral ou do aparelho digestivo para conversar melhor a respeito de sua hérnia de Hiato.