Neste caso é importante levar o carro à oficina. Os barulhos podem ser causados por folgas na bieleta ou nos axiais, desgaste das buchas de borracha, problemas nos pivôs ou nos coxins. O mau funcionamento destes e de outros componentes vão sacrificar os amortecedores.
O sintoma mais comum é a perda de altura do veículo. Além disso, podem aparecer sinais como pintura desgastada, ferrugem e o choque de trincas ou elos. Se as molas quebrarem, os pneus podem ser atingidos imediatamente, comprometendo a segurança dos ocupantes.
Qual o perigo de andar com o amortecedor estourado?
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Uma das atitudes que mais estraga a suspensão é passar em buracos ou lombadas acima da velocidade permitida. Quando isso acontece, muitos componentes são imediatamente danificados. A manutenção automotiva deve ser feita imediatamente, senão pode provocar danos nos demais componentes do sistema.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
Quantos quilômetros duram os amortecedores de um carro? Não existe uma regra fixa para a troca dos. A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
Amortecedor vazando óleo nunca é um bom sinal. Esse é um componente que está diretamente relacionado à estabilidade ao dirigir e precisa do fluido para funcionar bem. Quando há um vazamento, o nível de óleo fica reduzido, o que pode causar a perda de eficiência da peça.
Ruídos. Por serem peças hidráulicas, os amortecedores não fazem barulhos, principalmente os metálicos. Por isso Barulhos anormais, como batidas metálicas, rangidos, ou até mesmo um "chapisco" vindo da suspensão ao passar por irregularidades na estrada, podem indicar problemas nos amortecedores.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
Sim. Isso é possível. Mas um bom amortecedor recondicionado precisa passar por um profissional técnico e especializado nesse tipo de serviço. Só assim ele terá a garantia que está em plena condição de uso.
Andar com o amortecedor estourado pode trazer vários riscos e consequências negativas, tanto para você quanto para o seu veículo. Por isso, é importante cuidar bem dos amortecedores, seguindo as dicas de manutenção preventiva e trocando-os quando necessário. Assim, você evita problemas, acidentes e prejuízos.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
Além de afetar a segurança de ocupantes e terceiros, amortecedores ruins também danificam outros componentes do veículo. O que acontece quando o amortecedor do carro está ruim? A movimentação excessiva da carroceria, as oscilações em estradas planas e até possíveis perdas de contato entre o.
Uma carga excessiva ou um impacto muito forte sobre o amortecedor pode danificar sua estrutura e compemeter sua função. Veículos com cabine modificadas ou acessórios podem causar sobre peso. Buracos, valas, quebra molas entre outros, podem causar fortes impactos na cabine do veiculo podendo danificar os amortecedores.
Quando um amortecedor estoura, tem que trocar os dois.?
Quais amortecedores trocar? Quem está com a razão? Nenhum dos dois. O certo é trocar o par de amortecedores, o que se danificou e o do outro lado do mesmo eixo.
O que acontece se estourar o batente do amortecedor?
Isso porque, como mencionamos, o batente tem a função de proteger o amortecedor de impactos bruscos. Dessa forma, quando ele está danificado, não consegue exercer sua função com eficiência, o que pode provocar problemas no amortecedor e gerar o vazamento.
Andar com a suspensão ruim não apenas compromete a estabilidade e o conforto, mas também aumenta os riscos de acidentes e danos aos componentes do veículo. A verificação regular da suspensão do seu veículo é essencial para garantir sua segurança e o bom desempenho do veículo.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.
Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...