Temperatura do forno interfere na textura do bolo Se o forno estiver quente demais, o doce pode acabar ficando ressecado, mesmo quando não aparenta queimado. E nunca abra o forno durante o preparo: a mudança brusca de temperatura atrapalha o crescimento da massa e pode até fazer o bolo murchar.
Ao armazenar o bolo, certifique-se de colocá-lo em um local fresco e seco. Evite áreas quentes, úmidas ou com muita luz solar. A geladeira pode parecer um bom lugar para armazenar um bolo, mas pode secar o bolo rapidamente. Se possível, guarde o bolo em uma despensa ou armário fresco e seco.
Isso pode ser resultado de farinha muito ruim, que tem baixo teor de proteína. É ela quem segura um bolo que tem muita gordura, muita manteiga, muito óleo... ou, também, pode ser o caso de um bolo que é desenformado muito quente.
Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
OVOS SEM NENHUMA GORDURA! FICAM PERFEITOS! DESMANCHAM NA BOCA! AO VIVO! #ovos
Porque tem que esperar o bolo esfriar?
Primeiramente espere o bolo esfriar um pouco, ele deve estar morno, se ainda estiver quente ele pode quebrar ou esfarelar, e se estiver frio será mais difícil para conseguir soltar.
Para quem precisa refrigerar o bolo, o bolo feito com azeite ou óleo é a melhor opção, porque esses dois ingredientes são líquidos que não se solidificam no frio, diferente da manteiga, que deixa a massa mais dura quando resfriada.
Isso acontece por haver um desequilíbrio durante a liberação de gás carbônico na fermentação (sim, o fermento é chato e cheio de frescura!). Primeira coisa é saber que a temperatura de cocção de um bolo vai variar entre 155 e 180oC, dependendo da receita.
Um dos principais fatores que podem contribuir para o “desabamento” do seu bolo é a mudança brusca de temperaturas. Portanto, os cuidados mais necessários são realizados na hora de assar o bolo. É importante, por exemplo, sempre untar a forma antes com manteiga e farinha de trigo.
O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras. Formas pequenas para uma grande quantidade de massa também podem provocar isso.
Tente alcançar um cozimento uniforme untando bem as formas e colocando-as no meio do forno, e não perto do elemento de aquecimento. ✔Massa batida em excesso Uma massa que foi muito batida pode resultar em um bolo rachado. Tente misturar os ingredientes apenas até eles se fundirem.
Após a festa, se sobrou um pedaço e você quer guardar: para que não fique “seco” escolha um recipiente que possa ser fechado hermeticamente. E consuma em dois dias, no máximo, principalmente em caso de bolos recheados.
Além disso, utilizam-se outros meios para reduzir a atividade de água (aW) do bolo, como outros açúcares, xaropes e polióis. Ainda assim, para chegar na validade desejada, é necessário empregar conservantes como propionatos e sorbatos, aplicados na massa ou na superfície do produto assado.
Essa é uma dúvida bem frequente das minhas alunas. Eu gosto de descansar o bolo no mínimo 24 horas. O bolo fica mais gostoso porque os recheios se unem na massa, a massa se torna mais úmida, o bolo fica mais estruturado e seguro.
Para que seu bolo dê certo e fique fofinho, é muito importante que a manteiga e os ovos estejam em temperatura ambiente, principalmente se o bolo levar claras em neve. Isso porque, as claras podem desmanchar ao entrar em contato com um desses ingredientes gelados. Portanto, isso pode fazer seu bolo desandar.
Excesso de ingredientes – excesso de fermento, ovos, farinha, açúcar, líquidos… Qualquer excesso vai fazer seu bolo ficar ruim. Falta de estrutura significa falta de algum ingrediente estruturante, em contrapartida pode também ser a causa de excesso de algum outro ingrediente, como líquidos!
De maneira geral os óleos vegetais têm um perfil lipídico melhor em relação as gorduras de origem animal, como a manteiga e banha de porco, são ricas em gorduras saturadas, e por isso seu consumo deve ser moderado, prefira utilizar os óleos vegetais em pequenas quantidades para cozinhar ou em preparações.
Um bolo que não foi untado vai ter como resultado final uma lateral muito retinha. O bolo assado em forma muito untada tende a despencar nas bordinhas, ficando levemente arredondado. Evite sempre untar a lateral dos bolos. Quanto às tortas, pavês e outros doces, só precisa untar se você vai desenformar.
O bolo deve estar totalmente frio. Use palitos de dente, em toda a lateral, para marcar o meio do bolo. Use uma faca longa e de serra, fazendo movimentos de vai-e-vem até completar a volta toda.
O que faz um alimento estragar é justamente esta água livre – a água que não está misturada a nada. Ela TEM que evaporar o máximo possível no caso de uma massa de bolo. É por isso que não se deve embrulhar bolo quente – o vapor precisa sair.