Se houver menos ar que o necessário, o carro irá afogar pelo excesso de combustível. E se houver mais ar que o necessário, não haverá tanta potência. Ambas as opções prejudicam o motor e aumentam o consumo de combustível. Por isso, essa peça é tão fundamental quando se fala de motor carburado.
Quando o motor do veículo falha em marcha lenta ou alta, não mantém a lenta, o carburador afoga e o motor não da partida – além de a marcha lenta ter alta rotação e não apresentar potência em alta velocidade -, é necessário avaliar o diafragma, além de outras partes de borracha e plástico.
Lembrando ainda que tem o afogador, a função dele é enriquecer a mistura de ar e combustível no momento da partida, principalmente em dias frios. Quando é puxado a alavanca, a válvula do afogador fecha e diminui o fluxo de ar na entrada do carburador, ou seja, as proporções são alteradas no momento da partida.
O motor pode parar de funcionar com o carro em movimento ou nem dar a partida. Ele pode ter “afogado” por excesso de combustível. Provavelmente uma falha no sensor de temperatura provocou o problema. O afogamento ocorre com mais freqüência em carros equipados com carburador.
Quando a vela recebe gasolina, a umidade impede que ela gere faíscas. Como resultado, a próxima vez que ela entrar no carburador, não conseguirá inflamar o combustível, impedindo que ele se queime e gere energia para que o carro possa se mover.
Excesso de combustível no carburador/Sintomas/como fazer o teste/carro não pega - Martins carburador
Por que a moto afoga quando acelera?
Se o veículo está falhando quando você acelera, pode ser que o carburador esteja muito sujo e entupido. Isso é muito comum hoje em dia, pois os carburadores não estão preparados para os combustíveis usados atualmente e a maioria das pessoas se esquece desse equipamento.
O que acontece quando entra água no carburador da moto?
O problema de entrar água no motor da moto é muito mais sério do que parece. Levando em consideração a câmara de combustão, a água pode causar danos aos pistões, blocos, bielas e virabrequim, de forma geral inutilizando o motor como um todo.
Como comentamos, esse defeito é ocasionado pela falta da entrada de combustível no motor. Qualquer defeito que restrinja essa entrada nos cilindros deixa o carro engasgando, falhando, sem força e, claro, o motor perde potência quando acelera.
Quando o carro começa a engasgar, ele vai perdendo a força e pode te deixar na mão em subidas, principalmente. O carro engasgando deixa o motor falhando e pipocando, com isso, o consumo aumenta e o automóvel apresenta dificuldades logo pela manhã, persistindo por todo o dia.
O que pode causar excesso de combustível no motor?
Dirigir na estrada com vidros abertos, utilizar o ar-condicionado na potência máxima e não saber como calibrar os pneus corretamente são algumas atitudes que contribuem para o carro estar consumindo muito combustível.
Quando o motor engasga na marcha lenta ou alta, e não mantém a marcha lenta, o carburador afoga e o motor fica pedindo combustível em alta velocidade. Nesse caso, é preciso ajustar a boia do carburador. É um ajuste bem simples, mas se você não souber fazer, leve seu veículo em um mecânico especializado.
O carburador serve para misturar o ar-combustível dentro do motor, permitindo que a combustão aconteça e que os veículos cumpram suas funções. Qual o principal problema do carburador? O defeito mais comum no carburador caracteriza-se por acúmulo de verniz ou resíduos no componente.
Irregularidades na velocidade: o carburador sujo pode causar oscilações na velocidade da moto, causando perda de potência e velocidade da moto. Consumo excessivo de combustível: o carburador sujo pode causar vazamentos de combustível, o que pode levar ao consumo exacerbado e aumento nos custos com combustível.
O afogador é utilizado para promover uma mistura mais rica de combustível no momento da partida. A manopla do afogador deve estar na posição fechada durante a partida. Após o soprador entrar em funcionamento, a manopla deve ser movida para a posição aberta, lentamente, conforme mostra a Fig. 7.
Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.
Carro falhando ao acelerar, principalmente, pode ter relação direta com o motor de arranque do veículo. Este mecanismo possui escovas em seu interior, que ao estarem demasiadamente desgastadas, provocam falhas na ignição do veículo.
Para desafogar um motor que afogou, tems duas técnicas: 1) Pise fundo no acelerador, deixe o pé no fundo e tente fazer pegar deixando o motor girar por 5 segundos a cada tentativa, deixe 10 segundos de intervalo entre as tentativas, isso para não queimar o arranque ou superaquecer os cabos.
Sendo assim, se você está com seu carro falhando quando acelera, pode ser um sinal de necessidade de limpeza no canal ou de remoção de sujeira e em casos mais graves, pode ser preciso trocar a bomba por completo. Um bom profissional poderá fazer um check up em seu veículo e definir a causa do carro falhando.
As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.
Dessa mesma forma, é possível que a conexão elétrica da vela se solte, forçando o trabalho da bobina por mais tempo na hora de acionar a vela de ignição. Bobina ruim sintomas: vibração do motor, consumo de combustível e ruídos. Se o carro está fazendo, fique atento motorista!
Pois bem, o carburador pode apresentar avarias que estão normalmente ligadas a fatores, como desgaste de peças internas (agulha, boia, giglês etc) e entupimento dos orifícios onde passa o ar e combustível.
As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.
Enxágue e secagem. Após a limpeza por imersão, enxágue cuidadosamente as peças do carburador com água limpa para remover qualquer resíduo de solvente. Em seguida, deixe as peças secarem completamente ao ar livre antes de instalar o carburador novamente na moto.