Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan.
A maneira mais simples de verificar o cardan é entrar em baixo do veículo e segurar a barra de direção com ambas as mãos e tentar torcer ou movê-la. Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado.
As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável. Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.
O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
Diferente do que alguns podem acreditar, um carro vibrando não é normal e alerta para potencial falha em seus sistemas. Esse sinal indica uma instabilidade na estrutura, que pode vir dos pneus, das rodas, dos discos, dos cubos, do semieixo (peça responsável por transferir o movimento do câmbio para as rodas) etc.
Para resolver esse tipo de problema, alinhar e balancear o carro é a primeira alternativa que todos os motoristas devem tomar. O balanceamento, na verdade, é a manutenção mais importante, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações.
Quando o alinhamento das rodas está desregulado, o volante pode vibrar durante a condução. Entre os motivos para desalinhar o carro estão: buracos na pista, passar em quebra-molas em alta velocidade, colisão com obstáculos ou desgaste desigual dos pneus e da suspensão.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
FOLGAS. E por falar nas folgas, esse é outro grande sinal de que existe algum defeito no eixo cardan. A falta de manutenção e cuidado, combinada com um uso em pistas irregulares, pode ocasionar uma folga na peça.
O Mancal ou Rolamento para Cardan é usado como mancais do eixo cardan e possuem projetos e características especiais para resistir ao contato com lama, água e suportar altas rotações. Mas o principal objetivo do Mancal ou Rolamento para Cardan é a absorção da vibração e a trepidação dos eixos de transmissão.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
É um sistema de transmissão de potência que ampliou a aplicação do trator na agricultura, porém, ainda é uma das principais fontes de risco e de acidentes no trabalho agrícola, pois o uso do protetor de cardan, nem sempre corre no campo.
Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, dando origem ao nome conhecido hoje como eixo cardan.
O eixo cardan é formado por dois eixos tubulares. Sendo assim, o primário é alinhado à fonte que produz a energia motriz. Já o secundário é centrado ao eixo de tração. Na ligação dos eixos, chamadas de juntas universais, são posicionadas as cruzetas.