Desgaste nas peças internas do motor, como anéis, retentores de válvulas e juntas estão entre as principais causas de vazamento e fumaça no veículo. Essa queima excessiva de óleo pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Mantenha o nível de óleo dentro da faixa recomendada e adicione óleo sempre que necessário. Um nível baixo de óleo pode levar a problemas de lubrificação e superaquecimento do motor. Utilize o óleo lubrificante correto: Utilizar o óleo lubrificante adequado para o seu veículo é essencial.
Mesmo quando o motor está “fumando” direto, é preciso investigar bem. Pode ser um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.
A expressão “motor fumando” é usada para indicar quando uma motocicleta começa a soltar fumaça – geralmente de cor branca – pelo escapamento. Trata-se de um sinal bem claro de que algo não está funcionando corretamente no motor da moto.
Motor Fumando - Fumaça Branca, Azul e Preta - Significado
Pode andar com o carro fumando?
Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Retificar o motor de um carro "popular" custa por volta de R$ 4.000, mas o valor exato você só saberá depois que abrir o motor. Quando o custo do reparo for igual ou superior a 50% do valor do carro, vale a pena verificar por quanto você consegue vender esse carro no estado em que ele está.
Essa costuma ser a principal causa para um carro soltando fumaça branca quando acelera. E é, também, a causa mais inofensiva. Tudo porque esse tipo de fenômeno é estimulado nas manhãs frias em que a condensação do sistema de escape é vaporizada.
O Aditivo Óleo Motores Carro Cansados Fumando Bardahl Prolonga é a solução ideal para os motores de carros que estão fumando e vazando óleo. Com a marca Bardahl, sinônimo de qualidade e confiança, este aditivo é perfeito para prolongar a vida útil do motor do seu carro.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
A fumaça branca pode ser causada por condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais sérios, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça. O álcool gel também ajuda, mas não recomendamos pelo risco de provocar acidente.
Como resolver fumaça branca saindo do escapamento?
Verificar o nível de líquido de arrefecimento
Geralmente, o problema acontece devido a danos em alguma junta. Neste caso, verifique que o nível do líquido de arrefecimento pode baixar rapidamente. Por isso, se você começar a notar o escape de fumaça branca no seu veículo, verifique o nível do líquido de refrigeração.
O desgaste nos anéis do pistão pode ser um dos causadores, pois, com a perda de compressão, o óleo do motor pode invadir a câmara de combustão, gerando a fumaça azulada. Geralmente, acontece em carros com quilometragem elevada (acima dos 180 mil quilômetros rodados), mas há quem perceba tal problema de forma precoce.
Para resolver, o ideal é investigar uma possível desregulação do carburador, da injeção eletrônica ou um bloqueio no filtro de ar. Se a fumaça for visível apenas na primeira partida do veículo, o problema pode estar no afogador ou sistema de admissão.
Existem alguns sinais comuns que podem indicar o motor fundido: Fumaça excessiva: Se houver uma quantidade anormal de fumaça saindo do escapamento, especialmente se for preta ou azulada, pode ser um sinal de que o motor está queimando óleo. Isso pode ser causado por vazamentos internos ou desgaste excessivo das peças.
evitar a sobrecarga do veículo para diminuir o desgaste do motor; conduzir o automóvel respeitando o tempo das marchas e os giros do motor; acompanhar o nível do líquido de arrefecimento; não circular com o carro em situações de superaquecimento.
O motor quando começa a fumaçar, geralmente o problema está na camisa do cilindro, retentores, anéis de segmento. O famoso problema na parte de força, onde será necessário na maioria dos casos fazer o reparo no cilindro ou a própria substituição.
Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.
A fumaça branca pode estar relacionada aos freios. Embora não seja comum, acontece quando há danos no cilindro mestre. É nele que o fluido pode vazar para o servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor. Assim, gerando a fumaça branca com cheiro de queimado.
Fumaça Branca ou Cinza Clara: indica uma queima de combustível comum. Ocorre em queimadas de materiais como madeira, tecido, papel, capim… Neste caso ocorre a combustão completa com um rápido consumo do combustível e boa quantidade de oxigênio.
Quando a fumaça branca permanece, aí sim é um sinal de alerta e que precisa ser analisado. Já nas situações em que o carro sai fumaça quando acelera, de forma excessiva, possivelmente é porque o líquido de arrefecimento está sendo liberado para as câmaras de combustão do motor.
Como saber se o carro está queimando óleo pelo escapamento?
O sinal mais importante que deve ser verificado para confirmar o escape da fumaça azulada é o aumento do consumo de óleo. É fundamental que, ao identificar esse sinal, o veículo seja levado imediatamente ao mecânico para correção imediata e contenção de maiores problemas e prejuízos.
A fumaça pode estar ligada a diversos problemas como: desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.