Redução da massa óssea. Os estrogênios são importantes para manter a estrutura de seus ossos. Durante o uso de desogestrel, a concentração do estrogênio natural estradiol no seu sangue é comparável à observada na primeira metade do seu ciclo natural, mas é diminuída em comparação com a segunda metade do ciclo.
Não há relatos de efeitos perigosos graves se tomar muitos comprimidos de desogestrel de uma vez. Podem ocorrer sintomas como náusea e vômito e, ainda, um leve sangramento vaginal em mulheres ou jovens. Para maiores informações consulte o médico.
Qual a diferença do desogestrel para os outros anticoncepcionais?
A eficácia do desogestrel, desde que tomado corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos é igual a pilula com estrogênio. O risco de falha é de apenas 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%).
Durante o tratamento com desogestrel, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Pode ser mínimo, não necessitando do uso de absorvente, ou maior, mais parecido a um período menstrual curto, requerendo uso de absorvente. Você pode também não apresentar nenhum sangramento.
Desogestrel: Orientações sobre esse fármaco (cerazette, mercilon, microdiol, nactali, primera)
Qual é o benefício do desogestrel?
Como outras pílulas só de progestagênio, Desogestrel é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ao contrário das pílulas só de progestagênio tradicionais, o principal efeito anticonceptivo de Desogestrel é a inibição da ovulação.
Quanto tempo demora para o desogestrel corta a menstruação?
Quanto tempo depois de tomar o desogestrel a menstruação desce? Em geral após cessar o uso de desogestrel demora em media uns 3 meses para a menstruar começar a normalizar.
O aumento de peso é, de fato, um efeito colateral comum do desogestrel, que acontece principalmente devido à retenção de líquidos, mas que também se pode dever a um discreto aumento do apetite. Para controlar o aumento de peso é preciso ter cuidado com a dieta e praticar exercícios físicos para queimar calorias.
O desogestrel é de uso contínuo, não deve ser feita a pausa de 7 dias, pois isso diminui a sua eficácia. Deve começar sim a fazer o uso contínuo, pois este é o modo correto de uso.
O desogestrel contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula.
Assim como qualquer medicamento, desogestrel pode causar reações adversas, embora nem todas as mulheres as apresentem. As reações adversas graves associadas com o uso das pílulas anticonceptivas são descritas nos itens “4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? - Câncer de mama e Trombose”.
Ao contrário das pílulas combinadas, o desogestrel pode ser utilizado por mulheres que não toleram os estrogênios ou que estejam amamentando. Uma desvantagem é que pode ocorrer sangramento vaginal com intervalos irregulares durante o uso de desogestrel, assim como pode não ocorrer nenhum sangramento.
Algumas mulheres podem ovular com o desogestrel. Não existe método anticoncepcional 100% eficaz. O risco de falha do desogestrel é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos.
O desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa. Gravidez Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
O uso de desogestrel, progesterona isolada, na grande maioria dos casos provoca ausência da menstruação. Os escapes podem ocorrer por diversos motivos. É importante conversar com seu ginecologista para tratar esse sangramento da melhor forma no seu caso específico.
Os sangramentos irregulares não são sinais de redução da proteção contraceptiva do desogestrel. Em geral, não é necessário tomar nenhuma providência; apenas continue a tomar o desogestrel normalmente. Entretanto, se o sangramento for abundante ou prolongado, consulte seu médico.
O desogestrel contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, desogestrel é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula. Diferentemente das pílulas combinadas, as minipílulas não contêm um hormônio estrogênio associado ao progestagênio.
Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.
Existe algum anticoncepcional que causa menos retenção de líquido? OS métodos não hormonais não interferirão na retenção de líquidos, o DIU de cobre por exemplo. Mas existem as minipilulas que reduzem bastante os efeitos colaterais dos hormônios.
O desogestrel é uma pílula de uso contínuo, sem pausa. Dessa forma é esperado que não venha a menstruação ou que tenha pequenos sangramentos irregulares de escape.
Um comprimido é tomado diariamente no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se de uma pausa de 7 dias. Cada cartela subsequente é iniciada após o término dessa pausa de 7 dias, durante a qual normalmente ocorre o sangramento de privação.
Se você iniciou o desogestrel no primeiro dia da menstruação, você já está protegida contra a gravidez a partir do primeiro comprimido. É um mito ter que aguardar um ou mais meses para que o anticoncepcional funcione e lhe proteja contra a gravidez.