O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.
No conteúdo de hoje, vou te mostrar que, basicamente, existem três causas mais comuns para um cabo de chuveiro pegar fogo, observe: A primeira delas é uma conexão elétrica mal feita; A segunda um condutor dimensionado da forma errada; A terceira é a utilização de cabos elétricos de baixa qualidade.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.
FIO do CHUVEIRO ESQUENTANDO e DERRETENDO: o que FAZER? Existem basicamente três causas mais comuns para um cabo de chuveiro pegar fogo: Uma conexão elétrica mal feita, condutor dimensionado da forma errada ou utilização de cabos elétricos de baixa qualidade.
O derretimento ocorre quando o fio elétrico é sobrecarregado, causando o aquecimento que se traduz em retorção e em alguns casos incêndio. O calor adicional do chuveiro ou o uso prolongado da fiação pode levar a retorção do cabo, o que pode ser perigoso.
Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.
Porque o fio do chuveiro elétrico está esquentando?
Isso acontece quando a ligação hidráulica que manda água para a privada é a mesma que abastece o chuveiro. Aí, quando dá descarga, o chuveiro recebe menos água e acaba esquentando mais. #Hidráulica #ConstruçãoCivil #DúvidaCruel.
Não é só esta a causa do superaquecimento: um disjuntor pode ser o vilão, quando sua conexão é alta ou simplesmente porque o fio a ele ligado também se superaquece. O fenômeno também pode ocorrer entre pontos de contatos dos cabos e conexões, ou entre disjuntores fusíveis e barradores, emendas e equipamentos.
Fio esquentando, as causas subjacentes dos são diversas
A sobrecarga elétrica ocorre quando a demanda de energia excede a capacidade do sistema, resultando em calor excessivo nos fios. Da mesma forma, conexões elétricas mal feitas podem criar resistência adicional, gerando calor.
Usar um conector de porcelana tripolar é o ideal, já que ele não derrete se superaquecer. Você deve instalar de par em par (o fio do chuveiro com o fio correspondente da parede) o fio neutro, que é azul; depois o fio terra, que pode ser verde ou verde e amarelo; e aí o fio fase, que pode ser vermelho, preto ou marrom.
Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
O que acontece se inverter fase e neutro no chuveiro?
Problemas podem ocorrer sim msm a corrente sendo alternada. Dependendo de quantos aparelhos vc ligar na tomada, se algum deles estiver correto na pinagem e o outro não, pode haver contra-fase e aí um dos equipamentos seus irá queimar, isso se não for os dois.
O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
A área da seção transversal do fio refere-se à espessura ou bitola do fio. Quanto mais grosso for um fio ou quanto menor a bitola, menor será a resistência.
O que fazer quando o fio do chuveiro começa a derreter?
Por que o fio do chuveiro derrete? De forma resumida, podemos dizer que as razões mais quando você percebe o fio chuveiro cheirando queimado ou esquentando muito ao ponto de derreter são as seguintes: problema nas conexões elétricas, que não foram feitas da maneira adequada. dimensões dos fios condutores inapropriadas.
Há uma 3a hipótese que é estar tudo certo e o cabo estar mal encaixado no disjuntor sem estar preso adequadamente causando pequenas fagulhas que causam o desgaste e derretimento do cabo. Estes problemas podem causar incêndio em sua residência por isso as providências devem ser urgentes.
A resistência de um chuveiro comum dura, em média, 2.160 horas. Se você tomar banhos de cinco até sete minutos, são muitos banhos, fala sério! Mas para conservar todas essas horas, aqui vão algumas dicas. Confira!
Posso fazer emenda em fio de chuveiro? A resposta é: sim, mas temporariamente. A princípio e em casos de emergência as emendas podem funcionar como um quebra-galho, mas é um quebra galho arriscado.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².