4- Pão com gosto azedo e cheio estranho Resultado de longas fermentações, fermentação média em alta temperatura, mistura de massas “velhas” ou do uso de retardador inadequado ou ruim.
A fermentação a frio é a varinha de condão da fada do sabor. Ao deixar a massa fermentar lentamente na geladeira, você permite que os sabores se desenvolvam gradualmente. Isso resulta em um pão mais ácido e com notas mais complexas.
você tem muita bactéria de vinagre no seu fermento. Então você precisa descartar mais quando alimentar. Acetobacter cresce mais lentamente e será superado. sua prova fria é muito longa ou muito quente.
Comer um pão que apresenta mofo é altamente perigoso para a saúde. Mesmo que apenas uma parte do pão esteja visivelmente mofada, os fungos também podem ter se espalhado por outras áreas do alimento.
O prazo diz respeito apenas à conservação em temperatura ambiente. Mas existem alguns sinais que podem indicar que aquele pão não está mais adequado para consumo. A presença de mofo, aqueles pontos esverdeados, é o sinal mais conhecido. Mas existem outros, como alterações na coloração, textura e sabor.
Se ele ainda estiver quente quando você fatiá-lo, ele ficará pegajoso/denso e pode ter um cheiro mais forte de fermento também, pois o vapor escapará e você sentirá mais esse cheiro. Certifique-se de deixar o pão esfriar antes de fatiá-lo.
Acontece que como o fermento vai expandindo a massa e nessa primeira fermentação, nós chegamos a um limite da rede de glúten. Então, se estendermos mais a fermentação a rede de glúten vai ficar fraca. Mas, o fermento ainda tem potencial para se desenvolver e adicionar sabor.
Uma forma de controlar a acidez dos seus pães é alterar a quantidade de fermento que você usa, assim, quanto menor for a quantidade de fermento na receita, mais ácido será o sabor. Isso ocorre porque com menos Levain, a fermentação ocorrerá de forma mais lenta e produzirá mais ácido acético.
Após aberto, o recomendado é que ele seja consumido dentro de três dias. Mas, se for devidamente guardado, ele pode durar até uma semana. Sem ressecar ou embolorar!
Isso ocorre porque ambientes ácidos são mais propícios para a proliferação deste tipo de microrganismo. Assim, após alguns dias, o colônia de leveduras, ou levain, se torna mais forte e mais estável, apresentando um forte aroma doce e azedo e aparência esponjosa.
Como salvar o pão? Quando o mofo chega ao alimento, a única alternativa recomendada é o descarte, pois, como mencionado anteriormente, o alimento pode estar contaminado por inteiro, ainda que apenas algumas partes estejam visivelmente afetadas.
A fermentação natural, também conhecida de sourdough (do inglês, massa azeda), acontece a partir de uma mistura de farinha e água, ocorrendo a fermentação a partir das bactérias ácido-láticas, que se desenvolve principalmente em substrato de cereais.
As características da farinha desempenham papel fundamental na definição da crocância dos pães. Fatores como a genética do trigo, o cultivo do grão e o nível de extração da moagem impactam diretamente nesse atributo. Em linhas gerais, farinhas de trigos macios e com maior extração tendem a conferir menos craquelamento.
Ao desacelerar o processo de fermentação, a geladeira permite que você gerencie o seu processo de fazer pão de fermentação natural com flexibilidade. A fermentação a frio, ou retardamento da massa, pode melhorar o sabor e a textura do seu pão de fermentação natural.
Caso seja acrescentado fermento em pó em excesso, o bolo vai "baixar" em vez de crescer e ficar leve e fofo: ficará um bolo frágil pois a estrutura interior cresceu em desproporção com os restantes ingredientes e o bolo não conseguirá suportar a totalidade da massa.
Mas não precisa se desfazer da receita: para tirar o gosto azedo indesejado, você só precisa acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio e logo sua receita será recuperada.
Os sabores azedos nos ajudam a detectar a presença de ácidos em nossos alimentos e, como o sal, geralmente é agradável em pequenas quantidades, mas não agradável em grandes quantidades. É por isso que os gostos azedos nos ajudam a avaliar se os alimentos são bons ou ruins para comer.
As rachaduras ocorrem naturalmente porque a parte externa é exposta às temperaturas mais altas, o que faz com que a água evapore mais rápido e forme uma camada externa sólida. No entanto, o interior ainda está macio e se expandindo, então a casca endurece, o pão se expande e, naturalmente, racha a casca.
O pulo do gato é a relação do fermento em contato com a água fervendo. Se ele começar a borbulhar bastante significa que o seu princípio ativo ainda está funcionando perfeitamente, então pode usar! Caso a reação com a água quente seja pouca ou nenhuma, realmente o melhor é descartar.