Um volante desalinhado pode ser sinal de problemas sérios na suspensão, direção ou até mesmo no chassi do seu caminhão. Desgaste irregular dos pneus, desajuste no alinhamento ou peças da direção comprometidas podem estar por trás disso. Fique atento e mantenha a manutenção em dia para garantir a segurança nas estradas.
De modo geral, isso acontece porque, quando a direção está fora do lugar, os pneus não tocam o chão de forma uniforme, o que pode levar ao desgaste prematuro. Além disso, outro sinal que muitos motoristas ignoram é um aumento no consumo de combustível.
Um volante torto ou desalinhado é um sinal de que algo está errado com o sistema de direção ou suspensão do veículo. Esse problema pode ser causado por impactos, desgaste de componentes ou desalinhamento das rodas.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.
— Além disso, um carro desalinhado e desbalanceado por se tornar extremamente perigoso. O seu comportamento fica completamente descalibrado e pode pegar o motorista de surpresa em curvas, ou até mesmo em linha reta. O volante desalinhado pode passar uma falsa impressão e causar acidentes — completou.
Caso o carro esteja desalinhado, poderá haver um desgaste irregular e prematuro dos pneus. Por sua vez, o balanceamento concentra-se no equilíbrio do conjunto roda/pneu. O desequilíbrio no peso pode danificar peças do automóvel ao longo do uso sem manutenção corretiva.
É simples: 1) Caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante, para a esquerda ou para a direita. 2) Já se o veículo for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas para a esquerda ou para a direita.
Em outras palavras, quando você dirige, o carro deve andar sempre em linha reta. Se ele “puxa” para algum lado, é um sinal de carro desalinhado. 2- Confira o desgaste Outra tática muito comum para verificar se você está com o carro desalinhado é olhando o desgaste nas rodas.
O volante do carro é constantemente exposto a fatores como umidade, raios do sol, suor e oleosidade das mãos do motorista. Com o uso diário, ele começa a apresentar sinais de desgaste, como desbotamento, aparecimento de rachaduras e até o esfarelamento do material de revestimento.
Como saber se o seu carro está com problema na direção?
Se o seu carro está com folga na caixa de direção, o recomendado é parar o automóvel imediatamente e fazer um teste, tentando girar o volante. Se o movimento não causar nenhum impacto nas rodas, quer dizer que você está com problema.
1 – Verifique se a suspensão e as juntas estão em boas condições. 2 – Confira se a cremalheira do sistema de direção está centralizada, principalmente, se tiver sido substituída. 3 – Verifique se as pressões dos pneus estão corretas.
O fato de o carro estar desalinhado e puxando para a direita ou puxando para a esquerda nem sempre significa um problema de alinhamento, de geometria da direção. Outros motivos podem provocar este problema. Por exemplo, a pressão do pneu dianteiro esquerdo estar inferior à do direito pode “puxar” o carro para um lado.
Rodar com o carro desalinhado pode causar uma série de problemas, incluindo: 🔹Desgaste prematuro dos pneus: Os pneus são projetados para se desgastarem de forma uniforme, mas um carro desalinhado pode fazer com que eles se desgastem mais rapidamente de um lado do que do outro.
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
O sistema de suspensão inteiro, em perfeito estado de manutenção, tem essa mesma função. Quando esses suportes e sistemas não são bem cuidados, a vibração irá toda para o volante, para os parafusos, e consequentemente, o volante ficará torto, sendo necessário um realinhamento e reaperto dos parafusos.
Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).
Quem acha que para ter um volante "estiloso" o custo é muito caro, engana-se. Conforme Olívio Sampaio, os preços variam entre R$ 250,00 à R$ 650,00. "Depende do material e do estilo do volante.
A falta de alinhamento pode desgastar os pneus de forma inadequada, comprometendo a sua vida útil e problemas no freio podem levar a situações complicadas como a perda de eficiência de seus componentes. Fazer manutenção preventiva é a forma mais prática de deixar o veículo em boas condições de uso.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Um pneu torto pode acontecer por uma série de motivos, que vão desde a falta de calibragem até mesmo a constante passagem por vias esburacadas. Ainda que não seja tão comum em carros quanto em motos, esse tipo de problema ainda tem a chance de ocorrer.