Qualquer tipo de tranco ou esforço excessivo frequente, pode quebrar as cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes. É comum encontrar ponteiras com os entalhados retorcidos ou quebrados ─ um verdadeiro cenário de guerra!
Normalmente, os automóveis para uso urbano devem fazer a manutenção das cruzetas de 8.000 km a 10.000 km rodados, enquanto os de uso rodoviário, de 15.000 km a 18.000 km.
Quando esse item estiver com algum problema, o carro irá apresentar alguns indícios como barulhos e estalos durante as trocas de marcha e tremor na transmissão, que também causa ruídos quando o veículo está se movimentando em maior velocidade.
Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan.
Por que i cardan quebra ou fica torcido nos caminhões e ônibus
O que causa folga no cardan?
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
A quebra da cruzeta pode provocar a parada total do veículo e ainda causar danos em outros componentes da transmissão, como o garfo e o terminal do cardan. As cruzetas são peças que sofrem bastante desgaste, especialmente se o veículo rodar muito fora da estrada e em condições adversas.
O eixo cardan, por sua durabilidade, muitas vezes permanece em ótimo estado de funcionamento mesmo após anos de uso do veículo. Se o problema são estalos ou ruídos ao arrancar ou durante as trocas de marcha, é provável que a cruzeta ou seu alojamento estejam com problemas.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
A principal função da cruzeta é distribuir a força gerada dentro do motor e do câmbio até o diferencial do veículo, promovendo mais estabilidade mesmo em terrenos irregulares.
A cruzeta é uma peça utilizada para sustentar uma rede de distribuição por meio de cabos em linha reta. Esse objetivo faz com que o equipamento tenha um eixo retilíneo.
A cruzeta da direção é responsável por transmitir o movimento feito pelo volante até o orbitrol que por sua vez, deixa a direção mais leve e transmite o movimento ao cilindro de direção das rodas. A cruzeta transmite a força entre dois eixos em ângulos.
As estruturas trifásicas e monofásicas ainda podem ser subdivididas pelos tipos de cruzetas: cruzeta normal (N); cruzeta meio-beco (M); cruzeta beco (B). Já as monofilares não apresentam necessidade de cruzetas e são designadas pela letra “U”.
Qual é a dimensão e peso de uma cruzeta? Temos duas medidas padrão, 0,09 x 0,11 x 2,00 metros e 0,09 x 0,11 x 2,40 metros, respectivamente 23,5Kg e 28,5Kg.
Vibração no cardan é bem rara, já que um dos lados da junta é montado em uma base fixa e sólida, mas é sinal de uma falha iminente. A vibração tipicamente acontece em veículos com suspensão extremas (alta ou baixa) na qual o cardan nunca fica totalmente em posição reta enquanto o carro está sendo dirigido.
Fique atento a estes sinais! – Estalos durante a aceleração ou em freadas algumas vezes são sinais do desgaste do eixo cardan e se ignorados pode levar a um sério acidente. – Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan ou quando há desgaste excessivo dos componentes.
Cruzeta é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localizado a 231 km da capital estadual, Natal, Cruzeta se encontra na região do Seridó. De acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população em 2019 foi de 7 998 habitantes.
As cruzetas auxiliares RH4862-6, RH4862-8 e RH4862-51 são utilizadas para operações de substituições de cruzeta, isoladores ou postes em vãos curtos de rede aérea de média tensão até 15 kV fase/fase.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.