O que faz um processador queimar? Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.
O superaquecimento também é um dos fatores que encurtam a vida útil de uma CPU. Um sistema de refrigeração que não consegue manter o interior da máquina abaixo de 50 ºC pode causar problemas de desempenho no processador. Fazer overclocking do PC é outra razão pela qual muitos chips queimam.
Além dos travamentos e telas azuis, superaquecimento constante pode danificar peças internas dos processadores, comunicação com as memórias e outras peças. Em certas condições, a temperatura pode inclusive danificar conectores de energia e até soldas da placa-mãe em casos extremos.
O primeiro passo é verificar se o seu computador está apresentando problemas na hora de ligar. Caso você ligue a sua máquina e ela faça barulhinhos, o cooler pareça não funcionar ou o sistema operacional não carregue, pode ser indicativos de danos na CPU.
Sabia que o estabilizador é responsável por evitar que seu computador queime? Pois é! Esse acessório protege sua máquina das descargas elétricas muito fortes e é bem simples de usar!
O que faz um processador queimar? Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.
As CPUs são projetadas para funcionar com segurança com 100% de sua utilização. No entanto, essas situações também podem afetar o desempenho de jogos e aplicativos de alta intensidade. É possível resolver alguns dos problemas mais comuns aprendendo a corrigir o uso elevado da CPU.
O grande vilão nesses casos é a temperatura, pois quanto mais pesada é a tarefa a ser executada, o calor gerado acaba acelerando a deterioração do processador. Nesses casos, a vida útil pode ser reduzida para menos de cinco anos.
Se o processador ficar muito quente, a proteção integrada desligará o processador. Se o computador não estiver com overclock, e estiver funcionando abaixo das especificações de projeto, a proteção integrada pode ajudar a evitar danos ao seu sistema.
Limpe o processador, a bobina, o cabo, o gancho e os acessórios diariamente com um pano macio e seco. Verifique se há qualquer sujeira na proteção do microfone e limpe se necessário. Remova o módulo da bateria e verifique se todos os contatos estão limpos. Dê batidas sopre com cuidado para remover qualquer sujeira.
Quais são os principais problemas de um processador?
Um dos principais é o superaquecimento do processador, que pode levar a instabilidades no sistema e eventualmente resultar na tela azul. Limpar o dissipador de calor e substituir a pasta térmica também pode ser necessário.
Outra coisa que pode queimar ou danificar o processador é o tal do overclocking, que é quando o usuário configura a CPU a ficar mais veloz do que o seu clock padrão. Isso pode sobrecarregar o componente e causar danos.
Como saber se o seu computador está superaquecendo? Um computador superaquecido pode ficar quente ao toque, ficar com a ventoinha sempre em funcionamento no máximo e produzir ruídos altos.
O que deve ser considerado ao escolher um processador? Frequência: velocidade como o processador executa as operações. Quanto maior a frequência, mais rápido o processador será. Número de núcleos: quantidade de núcleos de processamento do processador.
O problema mais comum em PCs, principalmente notebooks, é o thermal throttling. Ele ocorre quando o processador reduz bruscamente a sua velocidade para evitar danos por superaquecimento. De maneira geral, essa limitação térmica é mais um mecanismo de segurança que um problema de fato.
Certifique-se de que há fluxo de ar adequado dentro do seu PC. Limpe regularmente as ventoinhas e os filtros de poeira para evitar obstruções que possam impedir a circulação do ar. Adicionar ventoinhas ou ajustar a configuração das existentes pode ajudar a melhorar o fluxo de ar e a dissipação de calor.
A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C.
O calor excessivo pode acabar danificando os componentes internos. Quando o computador superaquece, você pode observar sintomas como: Os ventiladores dentro do computador fazem mais barulho à medida que começam a girar mais rápido para remover o excesso de calor.
A falta de potência é o primeiro dos fatores que causa problemas na fonte. Quando os componentes conectados a fonte demandam mais poder do que ela consegue fornecer, a reação dos componentes internos é o superaquecimento. Não é regra geral, mas a falta de potência pode resultar na explosão de algum componente interno.