A falta de lubrificação dos rolamentos, o acúmulo de sujeira nos componentes internos e a falta de limpeza regular são alguns dos problemas que podem comprometer o funcionamento do motor elétrico. Sem a manutenção adequada, o motor fica mais suscetível a superaquecimentos e falhas, resultando em sua queima.
Fatores como falta de troca de óleo, uso de combustível de qualidade duvidosa e a falta de lubrificação podem ser determinantes para fundir o motor do carro.
O desbalanceamento pode ser causado por inúmeros fatores. Os mais comuns são acúmulo de sujeira, falta de pesos de balanceamento, massa irregular nos enrolamentos do motor ou mesmo variações de fabricação. Também podemos classificá-lo em três tipos: estático, conjugado ou dinâmico.
Cabos de alimentação muito longos e/ ou muito finos. Conexão incorreta dos cabos de ligação do motor. Ventilação deficiente (tampa defletora danificada ou obstruída, sujeira sobre a carcaça, temperatura ambiente elevada.
Essa condição ocorre quando há algum problema com a alimentação podendo ser causada por um rompimento no cabo de alimentação, uma queima de um fusível, queima de de uma fase no transformador ou problemas no sistema de acionamento.
Quando o motorista passa mais de 10 segundos forçando a ignição, o calor gerado pode causar o superaquecimento e até mesmo a queima do induzido e do solenoide. Em caso de dificuldade para dar a partida, oriente os motoristas a aguardarem ao menos 30 segundos entre cada tentativa.
Quando o motor elétrico queima, pode ocorrer a liberação de fumaça e um odor característico de queimado. Esses sinais indicam danos internos no motor e a necessidade de reparo ou substituição.
Os capacitores podem ter um curto-circuito, um circuito aberto ou deteriorar-se a ponto de serem substituídos. A deterioração também pode alterar o valor de um capacitor, o que pode causar problemas adicionais. Quando um capacitor entra em curto-circuito, o enrolamento no motor pode queimar.
A falta de óleo no motor é uma das principais causas do superaquecimento. Além dele ser um lubrificante essencial para as peças, o óleo possui propriedades que esfriam o motor do carro. O que acontece é que a lubrificação evita atritos entre as partes do sistema, não aquecendo o motor por excesso de contato.
Alguns hábitos de direção praticados pelo próprio motorista propiciam o desgaste do motor: ao trocar de marcha na hora errada, sem que o carro “peça” essa troca, o motor é forçado e consequentemente, danificado. Além disso, acelerar demais na hora de ligar o motor e deixar ele esquentando prejudica o motor do carro.
A sobrecarga é uma falha do motor elétrico, que acontece quando há uma exigência de torque no motor além da sua capacidade máxima. Tudo que causa esforço excessivo pode vir a sobrecarregar o motor, e isso produz um efeito “bola de neve”.
Como identificar um motor elétrico AC em curto? Se um motor estiver desarmando o disjuntor ou queimando fusíveis, por exemplo, ele pode estar em curto. Em um primeiro momento o teste mais simples é realizado usando um multímetro na escala para Ohms.
Embora o cobre seja um excelente condutor, ele tem uma resistência que lhe faz aquecer. A quantidade de corrente enviada ao motor junto com a resistência do enrolamento determina o quanto ele aquecerá.
Outro sinal muito comum do motor fundido é sentir um cheiro de queimado ou notar alguma fumaça saindo dos filtros do veículo. Vale lembrar que o cheiro de motor fundindo é bastante intenso e se difere do cheiro de catalisador ou fumaça comum.
Ao reforçar a função isolante do interior da bobina e do papel isolante ao mesmo tempo que preenche as lacunas no interior da bobina, a impregnação com verniz impede a entrada de umidade e poeira, o que pode levar à degradação do isolamento.
Isso indica que o capacitor sofreu uma sobrecarga de tensão ou temperatura e rompeu o seu invólucro. – O capacitor está queimado ou com marcas de corrosão. Isso indica que o capacitor entrou em curto-circuito ou foi danificado por algum agente externo, como água ou sujeira.
O que acontece se colocar um capacitor mais forte em um motor?
Se a capacitância for maior do que a do capacitor original, o ventilador aumentará sua velocidade, porém o motor poderá não suportar um funcionamento por um período mais longo e o superaquecimento terminará por causar um curto-circuito e até mesmo um incêndio em sua residência.
Problemas elétricos no sistema de ar condicionado também podem afetar o capacitor. Curto-circuitos, picos de tensão e outros problemas elétricos podem danificar o componente e fazer com que ele falhe.
Cabos de alimentação muito longos e/ou muito finos; ■ Conexão incorreta dos cabos de ligação do motor; ■ Excessivo número de partidas em tempo curto; ■ Excesso de carga na ponta de eixo (permanente ou eventual/periódico); ■ Sobretensão ou subtensão na rede de alimentação (permanente ou eventual/periódico); ■ Ventilação ...
Os principais motivadores podem ser a falta de óleo ou uma troca irregular do componente. Desse modo, o aquecimento do motor é consequência do contato excessivo entre os itens “secos”. Para evitar esse problema, é importante verificar frequentemente o nível de óleo indicado na vareta.
Quando o estator está em curto, ocorre um superaquecimento no regulador de voltagem e o retificador acaba queimando. Com isso, se essa peça queimar, é provável que o estator esteja com problemas.
Desgastes internos. Desgastes internos no motor, como cilindros e guias de válvula desgastados, podem causar uma rápida diminuição do nível de óleo. Por exemplo, os cilindros desgastados permitem que o óleo passe pelos anéis de pistão e entre na câmara de combustão, onde é queimado.
Causas eléctricas: Subtensão ou sobretensão, corrente trifásica assimétrica, diminuição da resistência do isolamento. Impactos ambientais: Temperaturas ambiente elevadas, ausência de ventilação ou ventilação insuficiente, elevação de instalação elevada (baixa densidade do ar).
Com o tempo, alguns defeitos podem acabar aparecendo, inclusive no induzido do motor de partida. Os principais sinais de que há algo errado com a peça é a presença de ruído metálico e a sensação de que o motor de partida está arrastando.