Ela funciona passando pela polia do eixo do motor, que também pode ser chamada de eixo virabrequim ou girabrequim e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia.
Uma vez que é feita de borracha, a correia do alternador tende a se desgastar e a ressecar ao longo do tempo. Quando isso ocorre, ela começa a perder eficiência na transmissão de energia do eixo do motor para o alternador. Se a correia não for trocada, ela poderá arrebentar ou se soltar.
O desgaste da superfície pode ocasionar perda de tensão da correia e reduzir a capacidade de transmissão. Além disso, pode reduzir a área de contato com a correia e reduzir também a durabilidade desse componente. Outro efeito do desgaste é o aumento do nível de vibração, que pode estender os danos aos rolamentos.
Desgaste excessivo ou desigual e deterioração do revestimento. Desvio perceptível ou ruído vindo da polia. Rachaduras visíveis no eixo, especialmente perto de um acoplamento de transmissão ou quaisquer alterações no diâmetro do eixo.
Barulho na correia do alternador? Não mais - confira truque caseiro
Como tensionar uma correia?
Como fazer tensionamento de correias?
Meça o comprimento do vão “t” (distância entre os centros dos eixos das polias);
No centro do vão “t” aplique uma força (perpendicular ao vão), suficiente para defletir a correia em 1/64” para cada polegada de comprimento do vão, ou seja, a deflexão deve ser de 1,6% do vão;
Quando trocar a Polia do Alternador? Sempre que o motorista observar que a luz da bateria no painel ainda está acesa, a polia e o alternador devem ser verificados. Se isso acontecer, procure um seminário dedicado imediatamente. Além disso, podemos encontrar outros sinais que causam falha na polia.
O que são polias e correias? Polias e correias são a base de sistemas de transmissão mecânica para motores e equipamentos. As polias são elementos mecânicos, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos. Para funcionarem, necessitam da presença de vínculos chamados correias.
As polias, correias e tensores são elementos de transmissão de força do motor. Transmitem as rotações do virabrequim para as demais áreas do motor como, por exemplo, comando de válvulas, e ainda transmitem rotações para acessórios do motor como: alternador, bomba d'água entre outros.
A função de uma polia é transmitir força e movimento. Sobretudo para reduzir o esforço necessário para levantar objetos. Contudo, no uso industrial, a polia é muito usada para transmitir potência e velocidade.
Uma polia que está desalinhada ou girando livremente causará atrito na correia, fazendo com que ela aqueça e cheire a carbonizada. O cheiro carbonizado dos fios geralmente é causado por um alternador superaquecido, que está trabalhando muito para gerar eletricidade.
Se ela arrebentar, o carro não funciona mais. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de danificar peças do motor. A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro.
Como saber se a correia do alternador está frouxa?
Um cheiro de queimado vindo do capô do carro pode ser um sinal de que o alternador está superaquecendo ou que a correia do alternador está desgastada ou frouxa. Isso pode causar danos ao alternador e à bateria, além de representar um risco de incêndio.
Como saber se o tensor da correia do alternador está ruim?
Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente. Existem diversos tipos de Tensores que são utilizados atualmente, que podem variar de acordo com o motor e o modelo do carro.
O que acontece se a correia do alternador estiver folgada?
Uma correia rompida pode interromper a geração de energia pelo alternador para a bateria, afetando o desempenho da bomba d'água e o sistema de arrefecimento do motor. Se a correia também acionar o ar-condicionado e a direção hidráulica, há a possibilidade de problemas nesses sistemas.
Por meio de uma correia, ela transfere a potência para o equipamento operar. Para esse processo acontecer, a polia se encaixa nas correias, e ambas se movimentam em sincronia.
A polia aciona o alternador, permitindo que a bateria seja carregada. Essa peça também é conhecida como Polia Livre do Alternador (OAP). As polias têm como função: Proteger o sistema de acionamento por meio da correia, filtrando as vibrações torcionais do motor para prolongar a longevidade do acionamento por correia.
Qual é a função da correia em um sistema de polias?
1) Correia Lisa ou Plana – utilizada principalmente para transmitir força em máquinas grandes; 2) Correia Dentada ou Sincronizadora – geralmente utilizada por motores de quatro tempos; 3) Correia em V – utilizada por motores que necessitam girar mais de duas polias (às vezes até quatro).
Geralmente nesse sistema temos a força peso (dada pela ação da gravidade), a força de tração (dada pela ação do fio) e a força aplicada pela pessoa. Nessa situação, o movimento do corpo ocorre porque a força aplicada sobre o fio é igual ou muito menor do que a força peso atuando sobre ele.
Como saber se a polia da correia dentada está ruim?
Então, se você ouvir chiados ou batidas vindas do motor, pode ser um sinal de desgaste na correia dentada. Isso ocorre quando os dentes estão danificados, fazendo com que a correia escorregue nas polias e produza esses ruídos.
O laser é o método mais eficaz de alinhamento de polia. Existem numerosos tipos de lasers que podem ser comprados para este fim, alguns dos quais auxiliam no alinhamento das ranhuras das roldanas. Estes lasers irão determinar o desalinhamento preciso da polia.
Também chamadas de roldanas, as polias são peças mecânicas em formato de disco por onde passam cordas, cabos ou correias. Antecipadamente, é importante saber que suas principais funções são: Tornar mais fácil e cômodo deslocar objetos; Igualmente, reduzir a força necessária para deslocar objetos.
As polias são máquinas simples que, corretamente associadas, podem reduzir o esforço necessário para levantar objetos. Polias são máquinas simples utilizadas basicamente para elevar verticalmente um corpo por meio da aplicação de forças em cordas ou fios.