1 – Necessidade O principal motivo que leva uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço é a necessidade. Nesse caso, estamos falando tanto das necessidades básicas (como comida, vestuário e abrigo) quanto dos desejos (como status, pertencimento social ou autoestima, por exemplo).
Ele é responsável por cotar os materiais, requisitar as compras e acompanhar seu processo de entrega, levando sempre em conta o custo-benefício das compras e a garantia da qualidade dos materiais.
Tratar bem, escutar, demonstrar consideração durante a negociação, são motivos para o cliente comprar com um determinado vendedor, pois, ele conquistará a sua credibilidade.
O principal motivo que leva uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço é a necessidade. Nesse caso, estamos falando tanto das necessidades básicas (como comida, vestuário e abrigo) quanto dos desejos (como status, pertencimento social ou autoestima, por exemplo).
Em Vendas, dizemos que é o cliente quem compra quando ele já está decidido a comprar. Ele foi até a loja / empresa com intenção de voltar de lá, com o produto em mãos. Talvez ele só não soubesse exatamente qual o modelo, ou a cor, o tamanho, ou ainda a marca. Às vezes, sabe até tudo isso.
Técnica de Persuasão - Como ESTIMULAR o seu cliente a COMPRAR de VOCÊ sem você PRECISAR vender
Qual deve ser o perfil de um comprador?
Em resumo, o perfil de um comprador de sucesso é multifacetado e estratégico. Requer um equilíbrio entre conhecimento do mercado, habilidades de negociação, visão estratégica, relacionamento interpessoal e capacidade analítica.
Como ingressar na carreira de compras em 2023? Apesar do crescimento da profissão nos últimos anos, não existe um curso de graduação específico para gestão de compras. Os profissionais do setor geralmente são formados em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia.
No nível mais básico, é importante entender que a maioria das pessoas compra por uma ou duas razões. Elas compram para se aproximarem do prazer ou se afastarem da dor.
A necessidade de atos de consumo está cada vez mais presente e em grande quantidade. Hoje, o consumismo está presente em razão, dentre outros, da necessidade de participação de um grupo, de aceitação. A compra de bens supérfluos está ligada também, por exemplo, a aspectos de ansiedade.
Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Neste estado, as pessoas deixam de ser racionais e agem apenas pela emoção.
Assim como comer um chocolate ou realizar alguma atividade física, o ato da compra induz em nosso cérebro a produção da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
As 10 principais habilidades de um comprador incluem conhecimento do mercado, habilidade de negociação, capacidade de planejamento, boa comunicação, habilidade de análise, visão estratégica, orientação para resultados, conhecimento técnico, gerenciamento de relacionamentos e tomada de decisão.
Um bom comprador deve ser capaz de analisar os custos de forma abrangente. Isso inclui não apenas o preço de compra, mas também os custos logísticos, de armazenamento e manutenção. A análise de custos ajuda a identificar oportunidades de redução de despesas e a tomar decisões mais estratégicas.
O comprador é responsável por encontrar os melhores fornecedores, negociar preços, prazos de entrega e outras condições comerciais que atendam às necessidades da empresa. O objetivo principal do comprador é garantir que a empresa obtenha o melhor valor pelos produtos e serviços adquiridos.
O comprador é responsável por identificar as necessidades de compra, pesquisar e avaliar fornecedores, negociar contratos, realizar cotações de preços, analisar propostas, fazer pedidos, acompanhar o status de entrega, gerenciar relacionamentos com fornecedores e resolver problemas relacionados às compras.
O comprador é o profissional responsável por todo o processo de compras de bens e serviços para empresas que possuem um processo de compras mais definido e estruturado. Sua missão é atender à todas as solicitações internas de compras diretas e indiretas com o objetivo da redução de custos para a organização.
Quais as principais características do profissional de compras?
O profissional de compras deve ser capaz de analisar dados complexos, prever tendências futuras e tomar decisões estratégicas que garantam a sustentabilidade e o crescimento da empresa. Capacidade de Assumir Riscos: O varejo é um ambiente dinâmico e imprevisível, onde a capacidade de assumir riscos é fundamental.
Esses fatores podem ser sociais, culturais, pessoais e até mesmo psicológicos. Além disso, o comportamento de compra do consumidor também pode ser influenciado pela opinião de pessoas ao seu redor, conhecidas ou não, a respeito da marca e dos produtos ou serviços oferecidos.
Atendimento, reputação da marca, recomendação de outros clientes ou mesmo a real necessidade. Mas há outros itens relevantes: Qualidade do produto: é um fator-chave na decisão de compra dos clientes. Eles buscam soluções que atendam às suas necessidades e esperam que os benefícios sejam reais e tangíveis.
O que leva uma pessoa a comprar um determinado produto?
De acordo com Kotler (2000), “além do preço final de um produto, os prazos de pagamento, descontos e condições de créditos são aspectos diretamente relacionados ao seu custo e que, na maior parte das vezes, funcionam como fatores de influência na decisão de compra dos clientes”.