De acordo com o Dicionário Aurélio, rua é uma “via pública para circulação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas”, enquanto avenida é uma “via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistas para circulação de veículos”.
Avenida é uma via urbana de grande relevância em uma cidade, às vezes constituída por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Necessariamente precisa ser larga ou extensa, sendo que o critério normalmente utilizado para nomear uma via como avenida ou rua é sua importância relativa.
Para evitar confusões, a prefeitura de São Paulo (SP) baixou um decreto, emdezembro de 1988, estabelecendo critérios. As ruas paulistanas têmlargura entre 7,2 e 19,99 m de largura, e as avenidas, mais de 20m. Já as travessas ou passagens têm largura entre 3,61 e 7,19 m.
Pelo contrário: existem diferenças fundamentais entre a estrada e as avenidas. A começar pelo maior espaço necessário para a frenagem, pois a velocidade de rodagem é mais alta; outra é a necessidade de se atentar ao ritmo dos outros veículos, para não atrapalhar o fluxo ou se envolver em situações arriscadas.
Uma avenida em São Paulo deve ter mais de 30 metros de largura (veja quadro abaixo). Já cidades como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre não têm as medidas definidas, mas as avenidas são sempre mais largas e recebem maior fluxo de carros.
Artigo 12 - As ruas não poderão ter largura total inferior a 14 m, nem leito carroçável inferior a 6 m. Toda rua que terminal nas divisas, podendo sofrer prolongamento, terá obrigatoriamente 14 m de largura, no minimo.
As vias arteriais são, de modo geral, as avenidas. Estas vias são caracterizadas por interseções, geralmente sinalizadas por semáforos, permitindo assim o acesso às demais vias e lotes.
Depende da cidade. Segundo o dicionário Houaiss, a avenida é mais ampla do que a rua e em geral é arborizada ou tem outras estruturas que a diferencia de uma rua.
O bairro é uma unidade territorial, uma escala intermediária entre a escala da rua e a da cidade, com forma e tamanho, essencial para a existência da realidade urbana. É dotado de limite que o circunscreve político-administrativamente e uma carga histórica-social ligada àquele suporte físico que o encerra.
1. Caminho geralmente alcatroado ou empedrado que vai de um ponto a outro, onde podem transitar veículos, pessoas ou animais (ex.: seguiram por uma estrada de terra). 2. [Figurado] Caminho, meio, modo de proceder para alcançar um fim.
Art. 1º É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.
Para solicitar uma alteração de nome de rua, você pode, no Google Maps, clicar com o botão direito do mouse sobre a rua desejada e "Informar um problema de dados". Aparecerá diversas opções que você poderá escolher a que se encaixa mais em sua demanda, para que possa sugerir uma alteração.
I Que a via de circulação apresente largura mínima de 8,00 m (oito metros) e figure na planta do levantamento aerofotogramétrico realizado pela Emplasa, edição de 1975; }] Que a via de circulação tenha seu leito convenientemente nivela- do e ofereça condições de tráfego.
É livre a locomoção no território nacional (Constituição Federal, art. 5º, inciso XV). A partir desse princípio constitucional, é direito de qualquer pessoa transitar nos passeios públicos sem ser impedido ou incomodado por qualquer obstáculo.
possuir superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição; • possuir largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centíme- tros); ser contínua, sem qualquer emenda, reparo ou fissura.
De acordo com o Código de trânsito Brasileiro, o CTB, a velocidade mínima de determinado trecho é exatamente a metade da velocidade máxima permitida. Ou seja, em uma estrada onde o permitido por lei é atingir velocidade máxima de até 120 km/h, a velocidade mínima permitida será de 60 km/h.
Elas se caracterizam por ter acesso especial sem intersecções em nível, sem acesso a lotes lindeiros (adjacentes às vias) e sem travessia de pedestres em nível. Uma das vias de trânsito rápido mais conhecidas do Brasil é a pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo.
As vias rurais classificam-se como rodovias e estradas. Já as vias urbanas possuem quatro classificações: via de trânsito rápido, caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.