O que fazer ao utilizar um veículo com motor ainda frio?
Sim, ao utilizar um veículo com o motor ainda frio, é recomendado evitar acelerações bruscas até que o motor atinja a temperatura ideal. Isso ocorre porque quando o motor está frio, o óleo lubrificante ainda não atingiu a viscosidade adequada para proteger todas as partes móveis do motor.
Rodar com o motor frio em curtas distâncias acarreta aumento no consumo de combustível e diminuição da vida útil do óleo lubrificante. Você chega na academia, monta a barra com um monte de anilhas, separa os halteres “peso pesados” e parte direto para o treino, sem aquecimento.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.
“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom aquecer o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma ele. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, isto é, o ideal é ir acelerando aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
Quanto tempo deixar o carro ligado para esquentar o motor?
Quanto a deixar o motor esquentando por dois ou três minutos, também não é mais necessário. Porém, ainda se recomenda deixá-lo em marcha lenta durante vinte ou trinta segundos, antes de acelerar e sair com o carro.
Graças à injeção eletrônica, não é mais preciso esquentar o combustível, e o sistema de partida a frio fica responsável por aquecer as partes móveis – atingindo sua temperatura ideal de funcionamento cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a rodar.
Falta de lubrificação ou má lubrificação. A falta de óleo no motor é uma das principais causas do superaquecimento. Além dele ser um lubrificante essencial para as peças, o óleo possui propriedades que esfriam o motor do carro.
Há automóveis que podem ficar ligados por apenas 10 minutos ou por vinte minutos a cada duas semanas. Essa frequência e esse tempo poderão variar de modelo para modelo, por isso é recomendado conferir o manual do proprietário.
Quanto tempo esperar o carro esfriar para colocar água?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Após o carro ter sido exposto muito tempo no sol, abra os vidros e espere o bafo quente sair. O ar quente saíra, tornando o trabalho de gelar mais rápido. Espere um ou dois minutos e acione o ar-condicionado. Quanto mais frio o ar, mais gasolina é consumida.
O que fazer para baixar a temperatura do motor do carro?
A primeira coisa a se fazer é parar o carro e esperar cerca de 40 minutos até que ele esfrie. Jamais abra o radiador enquanto o carro estiver quente, a temperatura é extremamente alta e pode causar graves queimaduras. Depois que a temperatura abaixar, faça o seguinte: Verifique o nível de água no radiador.
O etanol rende menos no frio? Sim. Mas isso acontece com a gasolina também. E por um motivo bem simples: em baixas temperaturas, a fricção na transmissão aumenta por causa do resfriamento do óleo e dos outros fluidos.
A bomba de água trabalha para a esfriar o veículo, enquanto o fluido do radiador circula pelas galerias internas do motor e tem a sua temperatura reduzida no contato com a válvula termostática. Assim, quando o calor do radiador aumenta, o sistema termostático é acionado para controlar a temperatura do carro.
Quanto tempo demora para ligar a ventoinha do carro?
É normal que essa peça continue funcionando por dez minutos após desligar o carro. Isso acontece porque quando o motor é desligado, ele para de admitir a entrada de ar, por isso a ventoinha precisa funcionar para resfriar o sistema. No entanto, se mesmo após os dez minutos, ela não parar de funcionar, procure ajuda.
O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.
Se a luz de temperatura do painel de instrumentos acender, isso indica que o motor está superaquecendo. Nesse caso, siga os passos mencionados anteriormente: pare o carro em um lugar seguro, desligue o motor e verifique os componentes do sistema de arrefecimento.
“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom esquentar o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, ou seja, o ideal é acelerar aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
É sempre importante dar a partida no carro e aguardar um período de 15 a 30 minutos até desligá-lo. Como esse tempo não é o suficiente para a bateria se recuperar plenamente, após essa rápida recarga pelo alternador, não devemos esperar muito para ligar o veículo novamente.
Ligar o carro e já sair andando não é boa decisão. A temperatura baixa do motor e a falta de lubrificação levam ao desgaste dos componentes. O motor de um carro foi desenvolvido para trabalhar em uma temperatura ideal, que varia entre 80°C a 100°C na maioria dos casos.
Por que o motor esquenta tanto? Primeiro, pode ser porque o motorista se esqueceu de verificar o nível de água do radiador e seu volume se reduziu muito. Segundo: problemas mecânicos na válvula termostática, por exemplo, ou no ventilador elétrico, a ventoinha, que não está sendo acionado quando necessário.
O mais importante é que o ponteiro de temperatura deve ficar abaixo da linha vermelha, pois isso indica que há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.
Como descobrir se a válvula termostática está com defeito?
“Se a temperatura não atingir o ponto ideal após alguns minutos, é sinal de que a válvula termostática pode estar travada aberta”, explica o especialista. “Da mesma forma, se o carro superaquecer, é sinal de que ela pode estar entupida, impedindo a passagem do líquido de arrefecimento pelo radiador”, afirma Scopino.