Quando o casal toma a decisão de se casar, eles iniciam uma nova fase em seu relacionamento: o noivado! Ou seja, o noivado é o nome dado ao período de tempo entre o pedido de casamento e a cerimônia de casamento. E será durante esse período que o casal planejará todos os preparativos para o seu enlace matrimonial.
Prometo te amar diariamente e te provar que juntos seremos ainda mais felizes. Então, aceita meu pedido: casa comigo! Hoje somos noivos, amanhã estaremos casados e para sempre seremos felizes.
A cerimônia de noivado consiste no pedido da “mão” da noiva aos pais e a troca das alianças entre vocês. Claro que esse momento pode ficar ainda mais emocionante e marcante com uma troca de votos ou um discurso sobre aquele momento!
Os mais tradicionais dizem que o noivado deve durar muitos anos, outros dizem que devem durar no máximo 2 anos, e tem os que afirmam que esse período deve durar o tempo dos preparativos da casa e do casamento, o que pode ser meses ou anos. A verdade é que não há uma regra para o tempo de duração!
“Eu (nome do noivo ou da noiva) recebo a ti, (nome do noivo ou da noiva), como minha legítima esposa (ou meu legítimo marido). Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
O prazo ideal para casar é após dois anos e cinco meses de relacionamento. 2. Após essa duração de namoro, elas afirmam que não escondem o desejo de oficializar a união e que passam a dar indiretas e a demonstrar interesse por lojas e revistas de noivas. 3.
O período de noivado simboliza o tempo entre o Pedido de Casamento e o casamento. Ele não tem um tempo específico de duração. Variando de acordo com o tempo que o casal vai demorar para formalizar o casamento. Seja em um salão de eventos, na igreja ou, no cartório.
A cor tradicionalmente associada ao anel de noivado é o branco, dado pela clássica pedra de diamante e as joias de ouro branco . No entanto, acompanhando novos costumes e tendências, outras pedras preciosas, como safiras, rubis e esmeraldas, também ganham destaque.
Você pode juntar a primeira ideia em parceria com um ambiente romântico, para entregar a aliança de noivado. Isso mesmo, um ambiente que oferece um ar mais romântico é a forma ideal para fazer a entrega da aliança. Esta entrega pode ser em forma de presente, ou até mesmo uma outra ideia que você pode ter.
Hoje em dia, ela é uma celebração mais íntima e escolha de alguns casais que desejam compartilhar mais momentos com as pessoas que amam. O principal objetivo de uma festa de noivado é anunciar o casamento aos convidados. Na prática, ela funciona como uma prévia do grande dia.
Dica: Em uma conversa informal, alinhem as expectativas para não haver nenhum tipo de frustração ou constrangimento. Pergunte ao amor da sua vida como ela/ele imaginou esse dia e o anel para pedido de casamento. Essa informação vai ser muito útil na hora de planejar a ocasião.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
Sim! Caso seja a opção dos noivos, a aliança de noivado também pode ser usada no casamento, e assim, não há a necessidade de adquirir um par exclusivo. Antes da cerimônia, as alianças são usadas na mão esquerda, e passadas para a direita durante a celebração para simbolizar a união do casal.
A diferença entre namoro e noivado é respondida pelo envolvimento ativo no planejamento do futuro, onde as escolhas feitas refletem não apenas o gosto pessoal, mas também a visão compartilhada para a vida conjunta. O noivado se torna uma plataforma para a exploração conjunta das expectativas e sonhos individuais.
No noivado, normalmente acontece a troca das alianças (caso o noivo tenha feito o pedido com o anel de noivado), os noivos também podem fazer um brinde a união e podem trocar votos ou pedir para algum convidado especial fazer um discurso.
Durante o noivado, os casais costumam planejar o casamento, escolher o local, definir a lista de convidados, os looks nupciais, a lua de mel, entre outros detalhes. O noivado também é visto como uma oportunidade para que o par se conheça melhor, e estabeleça as bases para um futuro juntos.
Enquanto o pedido de casamento é o momento instantâneo em que a pergunta é feita e a resposta é dada, o noivado é como o intervalo entre o presente e o futuro. É o tempo em que vocês se preparam mental, emocional e até mesmo logisticamente para o grande dia.
Quanto tempo depois do pedido de noivado tem que casar?
Recomendamos esperar cerca de três semanas antes de começar a planejar o casamento. Isso lhe dá tempo para se divertir com seu noivo(a), mas não muito tempo para não perder o impulso. Quando estiver pronto para começar a planejar, vá passo a passo – não é uma boa ideia tentar planejar todo o casamento de uma vez.
Apesar da coabitação não ser um requisito para a constituição da união estável, na prática, ela é um forte indício. Inclusive, o próprio noivado pode servir de prova. Os noivos que moram juntos devem se atentar ao fato da união estável pois pode ter a comunicação de patrimônio.
Não existem regras para o momento que antecede o casamento, ele pode ser chamado de noivado ou não, pode ser comunicado a todos ou apenas aos mais íntimos e durar o tempo que for preciso — seja ele longo ou curto.