É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento. Mesmo assim, o cimento que passar pela peneira só poderá ser utilizado em serviços que não tenham função estrutural.
Remocon®-Ultra é um líquido verde claro que quando aplicado sobre o concreto, dissolve o cimento, transformando-o em uma pasta de fácil remoção. Esta remoção deve ser feita com água utilizando lavadora de alta pressão e ferramentas abrasivas.
As normas brasileiras recomendam reensaiar o cimento ensacado após três meses da data de sua expedição. Porém, é comum em algumas obras, de pequeno ou grande porte, o material permanecer estocado por um período maior que o recomendado. Neste caso, parte do cimento pode estar comprometida.
Para remover o cimento, você precisará de uma substância ácida, para dissolver o cimento, podendo se utilizar vinagre ou limão combinados com água quente. Passe a mistura na superfície, espere o cimento amolecer e retire com uma esponja macia e detergente neutro.
Cimento empedrado, não jogue fora ! vou te ensinar como aproveitar.
Como dissolver cimento seco?
Com a ajuda de uma caneca, despeje um pouco da solução de vinagre e água onde ficou mais sujo. Deixe agir por 10 minutos, no mínimo. Use escova, vassoura de cerdas grossas e espátula para limpar.
É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento. Mesmo assim, o cimento que passar pela peneira só poderá ser utilizado em serviços que não tenham função estrutural.
Doar sempre é uma ótima opção. Se o cimento sobrou e você não vai precisar, questione se pessoas conhecidas estão precisando desse produto. Busque oferecer também associações, instituições carentes ou em igrejas.
As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.
O ácido muriático, também chamado de ácido clorídrico, é uma substância química corrosiva, usada em limpezas pesadas e profissionais. Para resolver um cano entupido com cimento, será necessário despejar a substância dentro do cano, para que o líquido enfraqueça o cimento endurecido.
Misture partes iguais de vinagre e sabão líquido. Aplique no chão com a ajuda de uma vassoura — preferencialmente, com cerdas duras —, espalhe bem e deixe agir por 20 minutos.
Para garantir a conservação do produto é importante guardar o que sobrou em um balde plástico com tampa. Antes de tampar, coloque um plástico preto no topo do balde e prenda com um cordão bem apertado. Depois disso tampe o balde normalmente. Outra opção é colocar o cimento que sobrou em pequenos sacos plásticos.
Endurecimento refere-se ao aumento de resistência de uma pasta de cimento após a pega. Na presença de água, os silicatos e os aluminatos apresentados na tabela acima formam produtos de hidratação que, com o transcorrer do tempo, dão origem a uma massa firme e resistente.
O ideal é que o cimento seja armazenado em local protegido da chuva e sol, com boa ventilação para não acumular umidade e ainda, deve ser colocado em locais elevados, como em cima de pallets e se possível, cobri-los com sacos plásticos ou lonas.
Para remover as manchas de cimento, assim como resíduos de argamassa, borracha e ferrugem leve, por exemplo, sem esforço e sem danificar a superfície do piso, é recomendado utilizar um detergente de limpeza de pisos pós-obras.
Para o cimento a granel, estocado em silo, recomenda-se adotar o prazo de validade de seis meses. Vencido esse prazo, o cimento deve ser re-ensaiado, podendo ser rejeitado caso não satisfaça a qualquer exigência da Norma.
Dessa forma, ao usar produtos de qualidade e adequados para o tipo de cimento utilizado, é possível reduzir o período de secagem do cimento para até 24 horas, ou seja, apenas um dia após sua aplicação.
O concreto pode ser reciclado nas Usinas de Reciclagem de RCD, onde é transformado em matéria-prima secundária, como areia e brita, por exemplo. Assim, o material pode ser reutilizado nos chamados agregados, como tijolos e blocos. A principal desvantagem ambiental desse processo é que ele requer um grande uso de água.
Por conseguinte, o armazenamento dos sacos de argamassa deve ser feito em tablados ou plataformas afastados, aproximadamente, 30cm da parede e 15cm do chão, para que não entre em contato com a umidade. Além disso, o local mais adequado é longe do calor excessivo, ou seja, local fechado.
É fato que o cimento reage em contato com a água, por isso, o mais certo é que ele seja armazenado em local impermeável. Opte por colocar os sacos em cima de pallets de madeira ou tábuas. Fique atento também quanto ao empilhamento dos sacos.
O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da data de fabricação impressa, mas se não houver cuidado na hora de guardar, você corre o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
O cimento é um material que sofre dilatação e contração quando exposto a variações de temperatura. Quando o cimento é exposto a altas temperaturas, ele se expande, e quando é exposto a baixas temperaturas, ele se contrai. Essas mudanças de tamanho podem causar tensões internas no material, resultando em rachaduras.
Para isso, recomenda-se a aplicação da nata de cimento com uma vassoura grossa para fortalecer a superfície. Também existem aditivos à base de silicatos ativos que promovem uma cristalização do cimento, indicados quando o erro está no excesso de água dentro do traço utilizado.