Coloque o Padê preparado no centro do altar, em frente às velas acesas. Derrame a bebida alcoólica sobre o Padê, em um gesto de libação e comunhão com os espíritos. Faça suas preces e invocações aos Exus e Pombagiras, expressando seus pedidos, agradecimentos e reverências.
O padê é uma cerimônia do candomblé e de religiões de origem ou influência afro-brasileira, na qual se oferecem a Exu, antes do início das cerimônias públicas ou privadas, alimentos e bebidas votivas, animais sacrificiais etc., na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa ...
A prática de arriar o padê para Exu é elementar no culto de quimbanda, se tratando do amalá mais frequente nos trabalhos aos Exus e Pombagiras do Abaça de Oxalá, 24. compondo as obrigações semanais e mensais, junto às matanças, feitiços, defesas, aberturas de caminhos, trabalhos amorosos, feituras, entre outros.
Padê com Corações de Frango: Uma porção de farinha de mandioca fina, um punhado de corações de frango, cebola picada, dendê e mel. Aquecer o dendê e refogar os corações de frango, juntando a cebola. Regar com mel. Enfeitar com pétalas de rosas vermelhas.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns. Como escolher qual fruta oferecer ao seu orixá? Cada fruta tem seu sabor, umas mais doces e outras mais ácidas.
1) Não existe receita de padê, você deve buscar um dirigente espiritual, pai ou mãe de santo ou contato com a entidade que vai receber o padê e saber quais elementos, quantidade e como fazer.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Padê Otí (Cachaça) - despachar ajé e negatividades, misturar farinha de Mandioca com cachaça. 4. Padê de Mel ou açúcar - adoçar Exú e serve para outras obrigações em que se queira adoçar algo ou alguém, misturar farinha de Mandioca com Mel ou açúcar.
Escreva o nome da pessoa 7 vezes a lápis, coloque dentro da garrafa com uma colher de açúcar mascavo, misturado com erva-doce e gengibre ralado. Sacuda bem esta garrafa e enterre-a aos pés de uma bananeira, fazendo seus pedidos com muita fé a Exu.
3 Padê Otí (Cachaça) - despachar ajé e negatividades, misturar farinha de Mandioca com cachaça. 4 Padê de Mel ou açucar - adoçar Exú e serve para outras obrigações em que se queira adoçar algo ou alguém…
Com isto em mente, peça a Exú prosperidade, proteção, caminhos abertos para emprego, amor, saúde, dinheiro... 🔱 Mas lembre-se: para receber de Exu é preciso de “merecimento”. Ele é grande executor das Leis Divinas.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Pode colocar na sua sala, na sua cozinha, pode colocar numa mesinha, num altarzinho ou pode colocar no chão. Não tem necessidade de pôr no chão, isso aí é mais um mito. Ah, tem que pôr no chão pra aterrar a energia, não precisa a terra, tá aí, o Exu vai aterrar sem problema nenhum.
Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.
Genericamente falando, Pombagiras e Exús gostam muito de bebidas alcoólicas. Mais especificamente, cachaça para os Exús e champanhe e sidra para as Pombagiras. Mas, na verdade, aceitam qualquer bebida dada de bom grado, quase sempre que não sejam geladas.
Todas as bebidas alcoólicas tem o mesmo. efeito pro orixá, então a bebida de exu. não tem necessidade de ser apenas o gin, pode ser a cachaça, pode ser o whisky. ou até mesmo o e mu axé.